Press "Enter" to skip to content

Projeto ADAs UFG: Série de postagens visa divulgar conquistas e publicações das mulheres na Computação do Instituto de Informática INF/ UFG

Compartilhe

O Projeto ADAs foi criado no ano de 2017 por um grupo de professoras do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás com o intuito de proporcionar um ambiente mais acolhedor às alunas, no qual elas se sintam apoiadas e seguras em um local predominantemente masculino e promover o empoderamento feminino no âmbito das áreas da Computação. Ele é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Talita Atahalpa é egressa do curso de Ciência da Computação e realizou uma pesquisa, como projeto final de curso, com meninas e mulheres do ensino médio que participaram do Espaço das Profissões, com questões curtas que avaliaram o grau de interesse dessas candidatas em ingressar em um dos cursos de computação da UFG. “Achei um grande sucesso coletar mais de 150 formulários me ação com alunas do ensino médio durante o espaço das profissões” ressalta Talita.

A pesquisa também ouviu estudantes do INF: “pude conhecer um pouco mais das dores e como a mulher é percebida dentro dos cursos de computação da UFG, foram relatos tocantes mas acredito que só de expor ajudou muito a dar voz às mulheres e não só isso, uniu ainda mais as alunas. Publiquei dois artigos sobre o trabalho, um deles internacionalmente”.

Professoras envolvidas – Além da professora Elisângela, que coordena o projeto, participam da iniciativa as professoras do INF, Cristiane Bastos Rocha Ferreira, Deborah Silva Alves Fernandes, Diane Castonguay, Luciana de Oliveira Berretta, Renata Dutra Braga e a TAE Raimunda Delfino dos Santos Aguia. O projeto também conta com dezenas de alunas discentes e egressas do INF-UFG.

 

Talita Atahalpa Informa:

” Iniciaremos uma série de postagens sobre a trajetória, publicações e conquistas das mulheres na Computação do Instituto de Informática INF/UFG. Acreditamos que o conhecimento nos fortalece, desenvolve e inspira outros. Queremos mostrar a força e a capacidade das mulheres que se fazem presente e que passaram pelo INF-UFG.

Conheça Giovanna Aguiar de Castro da Ciência da Computação, seu trabalho intitulado: Applying Association Rules to Study Bipolar Disorder and Premenstrual Dysphoric Disorder Comorbidity,” trás o uso de regras de associação para descoberta de padrões entre tensões pré-menstruais e pacientes com transtorno afetivo bipolar.”

Acesse o Link e conheça mais deste trabalho maravilhoso e relevante na vida de mulheres do público alvo e para que outros pesquisadores utilizem como referência em novas pesquisas e trabalhos.

Link: https://ieeexplore.ieee.org/document/8447747, Referência: G.Castro et al., “Applying Association Rules to Study Bipolar Disorder and Premenstrual Dysphoric Disorder Comorbidity,” 2018 IEEE Canadian Conference on Electrical & Computer Engineering (CCECE), 2018, pp. 1-4, doi: 10.1109/CCECE.2018.8447747.

Post escrito por: Talita Atahalpa
Fonte: Projeto ADAs UFG

Acompanhe as redes sociais:

https://facebook.com/projetoadasufg

Https://Instagram.com/projetoadasufg

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.