Prestes a comemorar-se 160 anos de fundação, o Gabinete Literário vive em sua luta e garra preservando a história da literatura goiana e de suas personalidades desde 1864. Localizado na Rua Cel. Joaquim Guedes de Amorim no centro histórico da querida Cidade de Goiás, suas portas e janelas coloniais estão prestes a abrir para o mundo, para atrair pesquisadores, estudiosos e turistas que visitam a cidade e que desejam desfrutar de seus arquivos e livros raríssimos.
O Gabinete Literário Goiano nestes anos de sua existência algumas reuniões foram realizadas nas salas do antigo prédio da Escola de Pharmacia e Odontologia, hoje extinto. Também algumas sessões ocorreram no Lyceu de Goiás.
Raimundo Sardinha da Costa e mais de cem sócios deu vida a esta instituição que até os dias atuais vem passando de geração em geração, novas diretorias vem assumindo a responsabilidade como recentemente no dia dois de março do decorrente ano foi empossado sua nova diretoria para o biênio 2024/2026 composta por: Presidente: Frei Cristiano Amaral Bhering de Lacerda, OP; Vice- Presidente: Maria de Lourdes Lacerda de Camargo; Primeira Secretaria: Rita Caetano Camargo; Segunda Secretária: Patrícia de Oliveira Mousinho; Tesoureiro: Brasil Vicente Ferreira; Orador: Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos; Fiscal: Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo; Bibliotecário Estatuário: Matheus Nunes da Silva Brito ; Bibliotecária Técnica: Maria de Fatima Silva Cançado.
O Gabinete carrega consigo o peso de grandes vultos das letras goianas como Felix de Bulhões, Hugo de Carvalho Ramos, Cora Coralina, Leodegaria de Jesus, Célia Coutinho Seixo de Brito, Goiandira do Couto e vários outros(as) que usaram o gabinete como pilastra para formação intelectual em Goiás e no Brasil. Um salve ao Gabinete Literário que completou 160 anos.
Texto por Matheus Nunes
Cultura Goiana na Mídia- Jornal Imprensa Criativa
Foto- Patricia Mousinho
Matheus Nunes da Silva Brito é o responsável pela coluna “Cultura Goiana na Mídia”. Ele fala sobre cultura, tradição e turismo do Estado de Goiás.
Matheus Nunes da Silva Brito é escritor e pesquisador, natural de Matrinchã/GO, sócio nas instituições ICEBE/CILA/GLG/Alcanorte e UBE-GO.
Comments are closed.