Press "Enter" to skip to content

As Instituições Vilaboenses e a Preservação das Tradições Goianas–Coluna Cultura Goiana na Mídia por Matheus Nunes

Compartilhe

A semana santa na cidade de Goiás, cidade que no ano de 2001 recebe o titulo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, trouxe consigo na bagagem da cultura a fé e a religiosidade do povo goiano. Na semana santa, a cidade se veste de roxo marcado pelo tempo quaresmal que se inicia na quarta-feira de cinzas. É importantíssimo o trabalho que vem sendo feito por instituições percussoras que foram criadas para este intuito “preservar e manter ativas as tradições” que quais são elas?

Criada em 1745, a Venerável Irmandade Senhor Bom Jesus dos Passos realiza a semana das dores, semana dos passos e semana santa com as procissões ao som da banda da policia militar, outras como a procissão do Deposito, Encontro e Transladação com a presença dos irmãos e irmãs dos passos. A OVAT – Organização Vilaboense de Artes e Tradições, criada na década de 1960 surge trazendo ao povo o ressurgimento da famosa Procissão do Fogaréu que é um marco histórico da cidade em que reúne milhares e turistas e visitantes para ver os farricocos encapuzados e de tocha em mãos simbolizando a caçada e a prisão de Jesus Cristo.

Outra atividade realizada pela OVAT é a encenação do Descendimento da Cruz que acontece na sexta-feira da paixão na praça do chafariz e se encerra com a procissão do Senhor Morto até o Santuário do Rosário. Nas outras igrejas como Igreja da Abadia, acontece o canto do perdão masculino, na Igreja São Francisco de Paula e na Igreja do Rosário, acontece o canto do perdão feminino.

Graças a competência e a fé de homens e mulheres, as tradições vilaboenses a cada ano chama a atenção dos turistas para prestigiar os grandes momentos de fé de nosso povo. Viva as tradições vilaboenses! Viva a nossa gente.

Texto por Matheus Nunes

Cultura Goiana na Mídia- Jornal Imprensa Criativa

Foto- Patricia Mousinho

Matheus Nunes da Silva Brito é o responsável pela coluna “Cultura Goiana na Mídia”. Ele fala sobre cultura, tradição e turismo do Estado de Goiás.

Matheus Nunes da Silva Brito é escritor e pesquisador, natural de Matrinchã/GO, sócio nas instituições ICEBE/CILA/GLG/Alcanorte e UBE-GO.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.