Press "Enter" to skip to content

 A Comenda do Brasil Central da Ordem dos Cavaleiros Templários, tem sede na Cidade de Goiás

Compartilhe

A sede não tem um espaço físico e sim jurídico e atualmente conta com 27 cavaleiros, sendo 4 deles vila-boenses

Em 2018, o atual Comendador da Ordem Suprema Militar do Templo de Jerusalém (também chamada de Ordem dos Cavaleiros Templários- Comenda do Brasil Central), Dr. Fernando Passos Cupertino de Barros foi convidado por dois cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros Templários do Grão Priorado de Portugal, para ser membro. Outros 9 brasileiros ingressaram, em 2022, a maioria goianos, formando a Comenda do Brasil Central da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Na manhã do 18 de novembro de 2023, o Grão Prior de Portugal esteve na Cidade de Goiás para empossar 17 novos cavaleiros. A cerimônia foi realizada na Igreja de São Francisco de Paula, cujo espaço foi cedido pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, com aprovação pelo vigário, Padre Augusto.

No total são 27 cavaleiros brasileiros. No dia 13 de maio, cinco escudeiros homens e duas escudeiras mulheres serão empossados. Até o final de 2024 ou inicio de 2025, eles se tornam cavaleiros e elas se tornam damas, após os estudos necessários para esses graus.

Segundo o Comendador, Dr. Fernando Cupertino:
‘’Os valores da Ordem dos Templários são voltados para a solidariedade, a proteção dos menos favorecidos. No passado, esta ordem protegia os peregrinos que iam a Jerusalém; hoje a arma dos Templários não são mais as espadas, e sim a palavra e, sobretudo, o exemplo de vida pautada pelos valores cristãos, pois é uma ordem cristã, porém ecumênica.’’

‘’A ordem também apoia a organização e a realização de atividades culturais.
Os Templários estão apoiando voluntariamente e financeiramente, por exemplo, a realização do primeiro concerto de órgão de tubos do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, da Cidade de Goiás, que acontece no dia 1 de junho‘’, disse o Comendador da Ordem dos Cavaleiros Templários Comenda do Brasil Central.

A mesa diretora é a responsável pela gestão dessa. comenda, liderada pelo Comendador. Também compõe a mesa um chanceler, o Secretário, o tesoureiro e o esmoler, que fica responsável por conseguir donativos e por promover atividades beneficentes e culturais.

O símbolo da ordem dos Cavaleiros Templários é a mesma em todas as comendas, é a Cruz Pátea.

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos- Edna C. de Barros

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.