Press "Enter" to skip to content

O Evento “Mulheres em Movimento” lota a Antiga Estação Ferroviária de Senador Canedo Goiás

Compartilhe

Mulheres em Movimento  em homenagem a Henusa Mendosa foi realizado no dia 07/04 (Domingo próximo passado). Na Antiga Estação Ferroviaria em Senador Canedo GO.

O Espaço cedido pela ONG Forsec – Forum Social e Comunitário de Senador Canedo ficou lotado com varios grupos culturais e foram homenageadas mais de 250 líderes feminas que tanto lutam pela cultura, registramos algumas aqui nas fotos.

Foram Homenageadas varias lideranças das Religiões de Matriz Africana como as Mâes de Santo Yalorixás, As Mestras de Capoeiras tambem foram homenageadas: Mestra Iuna, Mestra Amazonas, Mestra Dendê,

Mestra Valéria, Só Angola, Mestra Ana Maria Só Angola e c Foi muito Carol Conchinha. TAmbem as Contra Mestras e Professoras.

Ouve apresentações e homenagens as Dj femininas, Grupos de Dança Flash Back Mania Funk e Dance Mix Funk, com a veterana Tania Maria sendo homenageada juntamente com a Coreografa do Grupo a Professora Cinara.

Nesta tarde maravilhosa marcaram presença as Meninas do Caribó, a dança de Chula, As presenças de Mestre Vermelho, o Contra Mestre Dragão e seus alunos

Contamos ainda com exposição da Cultura Afro: Brechó da Lu, Afro Lidia a Kalunga, e a parceria com as expositoras da FEIRA CRIATIVA da Praça Criativa de Senador Canedo Goiás.

O Grupo e Escola de Samba o qual Henusa Mendonsa e sua Mãe Dona Dalva fundou o VISUAL ALÊ se fez presente o tempo todo e com belissima apresentação.

Este evento foi pensado e realizado pela Presidenta da CONNGO – Congresso de Negros e Negras de Goiás  Lucilene Rodrigues Vitório que homenageou as mulheres que fazem a diferença na luta do dia a dia.

” Estas Mulheres estão fazendo o Movimento que Angela Davis diz: Movimento de Transformação”. Por isso quiz dar nome a este evento em homenagem a Henusa Mendonça por uma questão de Ancestralidade. O local, pensei na estação de trem, Antiga estação Ferroviária que deu origem a cidade, pois significa a luta da nossa ancestralidade. A estação de trem é lugar de partida e de chegada, é lugar de dores e alegrias, de despedidas e da alegria da chegada, e quando a gente fala de ancestralidade para aquele local, uma estação antiga desconectada hoje em dia, mas, a gente sabe que o nosso povo passou por ali nesse tráfico negreiro, em trabalhos insalubres muitas vezes e que não se só por navio mas, também, pelas ferrovias e outros meios de transportes, e muita das vezes ali eles perderam a vida, buscando a linha da vida, então eu pensei nesse Navio negreiro, nesse momento e lugar para homenagear nossas ancestrais representadas por uma mulher que foi guerreira de VOZ potente e homenageando Henusa Mendonsa homenageamos todas as nossas ancestrais, homenageamos todas as mulheres em movimento. Isso para dizer que a gente continua, nosso povo continua fazendo esse movimento de transformação. 

Para dizer que  Henusa está viva em nossos corações. Fazendo esse movimento de transformação, Transformação social, a transformação racial. O empoderamento das mulheres pretas tão necessário. Estamos todas juntas no movimento de luta pela transformação.” Lucilene Vitório – Conngo.

“Parabéns Lúcia , você é uma grande articuladora, tem uma capacidade incrível de articular , muito sábia, você é responsável pelo sucesso de hoje!” Palavras da Mãe Lea grande liderança feminina da Vila São Sebastião e Monte Azul.

“É admirável ver alguém tão dedicado à luta contra o racismo e à promoção da cultura. Sua paixão e comprometimento em defender a igualdade e celebrar a diversidade são verdadeiramente inspiradores  Lucilene Vitório. Através de suas ações você está ajudando a criar um mundo mais justo e inclusivo para todos. E sua historia nesta cidade ninguem pode apagar. Muito me honra ser homenageada por uma grande lider com você”. Palavras da Produtora Cultural Carmelita Gomes quando homenageada.

“Estamos ali no mesmo propósito ,uma honra pra mim estar do lado dessas mulheres aguerridas! Lucilene Vitório e Carmelita Gomes. Mulher em movimento!”  Mestra de Capoeira, coreógrafa e Dançarina Afro Carol Conchinha Comentou em suas Redes Sociais.

Tudo isso aconteceu ao som do batuque da visual ilê

Junto ao “MULHERES EM MOVIMENTO” aconteceu o Favela R¹Existe organização de Lucilene Vitório e o DJ DVolt. Com apresentações de varios grupos de Bboys e Bgirls, dentre eles Djs e Mcs;

Mc Baiano, Rapper Black Mam e DVolt.

O evento contou com o lançamento do Livro: O Menino do Alpendre do Ator Romulo Vaz que se fez presente com o seu personagem “Condessa Valéria Vaz”.

Tivemos a participação e as representações dos Deputados Estaduais Bia Lima e Mauro Rubem e da Deputada Federal Adriana Accorsi.

Por: Carmelita Gomes – Rede Criativa Comunicação.

Fotos: Carmelita e Yves Tiago
MULHERES EM MOVIMENTO E FAVELA R¹EXISTE
 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.