Press "Enter" to skip to content

Peixe na Telha-Coluna Cantinho da Culinária Goiana por Rafael Lino Rosa

Compartilhe

O Peixe na Telha é considerado o melhor prato da região do Centro Oeste

O peixe na telha é um prato típico brasileiro, característico da culinária do Estado de Goiás.
O criador deste prato chama-se Bariani Ortencio, meu padrinho cultural. Em 1978, quando Aldair montou o Forno de Barro, na Rua 83, no centro de Goiânia, viu umas amostras de telhas na Cerâmica Serrinha (do Bariani Ortencio), quando sugeriu a ideia de fazer uma peixada servida numa telha.

O teste foi feito na própria residência do Bariani Ortencio. O prato foi servido e aplaudido por vários intelectuais convidados. Após a implantação do Peixe na Telha no Restaurante Forno de Barro, foi remetido 100 telhas para o restaurante Recanto Goiano, com sedes da Cidade de São Paulo.

Receita:
Dois quilos de peixe de couro (pintado);
Três quilos de tomates maduros;
Um quilo e meio de cebolas;
2 pimentões;
1 vidro de leite de coco;
1 lata de creme de leite;
Um envelope de creme de cebola para engrossar o caldo.
Farinha de rosca;
Cheiro verde;
Shoyo
8 pimentas bode;
Sal a gosto.

Preparo:

Colocar as postas (pedaço) do peixe dispostas numa assadeira e espremer limão de um lado e de outro; o peixe deve entrar na panela de uma a duas horas depois de receber o caldo de limão; picar os ingredientes, inclusive as pimentas e levar tudo à panela com óleo e um pouco de água; os pimentões, para não amargar o molho, ficam por último, com o cheiro verde e o creme de leite. Assim que o molho estiver fervendo, colocar dentro as postas (pedaço) do peixe, que cozinhará em 10 minutos. Juntar os pimentões e o cheiro verde por mais 2 minutos; desligar o fogo e despejar o creme de leite. Distribuir a peixada em telhas próprias (fechadas nas extremidades), cobrir com a farinha de rosca e levar ao forno para gratinar (ferver). Servir em ebulição com arroz branco e pirão. Como a tenha é de argila e a argila é refratária, a iguaria ficará pipocando por mais de meia hora à mesa.

Obs: O caldo da peixada poderá ser servido antes como tira gosto.

Fonte: ORTENCIO, Bariani. Crônicas. Goiânia: Ed. Kelps, UCG, 2005, p. 78.

O peixe na telha é um prato típico brasileiro, característico da culinária do estado de Goiás e copiado em outras regiões como no Espírito Santo.
No Espírito Santo, a iguaria é preparada com peixes do mar.

Fotos e texto por  Rafael Lino Rosa

Rafael Lino Rosa é colunista do Jornal Imprensa Criativa, responsável pela coluna “Cantinho da Culinária Goiana”. Toda semana ele fala sobre a gastronomia do Estado de Goiás, mostrando o melhor da culinária.

Professor Dr. Rafael Lino Rosa é goianiense, é Filósofo com licenciatura plena pela UCG. É mestre e Doutor em Ciências da religião pela PUC-GO. Além de Teólogo , pesquisador, e escritor com quatro livros publicados sobre a religiosidade do povo Goiano e do Vilaboense. Possui uma página no Facebook desde 2013, destinada a troca de conhecimento sobre a cultura goiana. “O Cantinho Goiano” Gastronomia, Artes e Cultura. Com mais de 20 mil membros. Rafael Lino Rosa é Comendador do Estado de Goiás pela Ordem do Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados continuamente sobre a cultura do estado. Foi colaborador da Obra Cozinha Goiana de Bariani Ortencio tendo receitas de suas pesquisas publicadas nas últimas edições do livro. Atualmente é professor da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás, cronista e colaborador em diversos jornais e periódicos no Brasil. Reside na Cidade de Goiás.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.