Esta é a receita da tradicional empada da minha família, herdada pelo lado da minha mãe. É uma daquelas receitas antigas, das famosas empadas de salão, feitas com carinho e passadas de geração em geração. Hoje tenho a alegria de compartilhar esse verdadeiro patrimônio da nossa família
Massa
Eu começo dissolvendo em 1 litro de leite morno:
- 1 tablete de fermento biológico fresco (para pão);
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1/2 colher (sopa) de sal;
- 2 colheres (sopa) de margarina;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
Levo ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau grosso. Depois, deixo descansar, coberto, até dobrar de volume.
Quando a massa cresce, acrescento:
- 3 ovos bem batidos;
- 1,5 kg de farinha de trigo.
Misturo tudo, amasso e sovo bem, até a massa ficar lisa e macia. Em seguida, deixo descansar por aproximadamente uma hora.
Depois, passo a massa no cilindro (ou abro com um rolo), forro as forminhas, coloco o recheio e fecho cada empada.
Recheio de frango
O recheio precisa ser bem caprichado. Faço um frango bem desfiado, bastante suculento, com um caldo grosso, engrossado com batatas cozidas e amassadas.
Capricho nos temperos caseiros:
- alho;
- cebola ralada;
- sal;
- molho de tomate;
- pimenta fresca sem sementes;
- salsinha;
- cebolinha.
E, claro, não pode faltar a azeitona sem caroço, que dá um sabor especial.
Finalização
Depois de fechar as empadas, pincelo cada uma com gema de ovo misturada com um fio de azeite e levo ao forno preaquecido até ficarem bem douradas.
Essa receita representa muito mais do que uma boa empada. Ela traz lembranças, reúne a família e mantém viva uma tradição da Família Lino. Tenho muito orgulho de preservar e compartilhar esse sabor que atravessa gerações.
Texto e foto por Rafael Lino Rosa
Rafael Lino Rosa é colunista do Jornal Imprensa Criativa, responsável pela coluna “Cantinho da Culinária Goiana”. Toda mês ele fala sobre a gastronomia do Estado de Goiás, mostrando o melhor da culinária.
Professor Dr. Rafael Lino Rosa é goianiense, é Filósofo com licenciatura plena pela UCG. É mestre e Doutor em Ciências da religião pela PUC-GO. Além de Teólogo , pesquisador, e escritor com quatro livros publicados sobre a religiosidade do povo Goiano e do Vilaboense. Possui uma página no Facebook desde 2013, destinada a troca de conhecimento sobre a cultura goiana. “O Cantinho Goiano” Gastronomia, Artes e Cultura. Com mais de 20 mil membros. Rafael Lino Rosa é Comendador do Estado de Goiás pela Ordem do Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados continuamente sobre a cultura do estado. Foi colaborador da Obra Cozinha Goiana de Bariani Ortencio tendo receitas de suas pesquisas publicadas nas últimas edições do livro. Foi também professor da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás, cronista e colaborador em diversos jornais e periódicos no Brasil. Reside na cidade de Goiás.












Comments are closed.