Maria Preta Sanches, conhecida como Preta Sanches é fundadora da empresa de drinks da cidade de Goiás, ela cria e reinventa bebidas que chamam atenção dos clientes pela inovação, com homenagens e utiliza frutas e frutos do Cerrado na criação de seus drinks
O começo
Preta começou a trabalhar com drinks no Bar do Coco, no começo de 2015. Ela já gostava de drinks e veem de uma família que gostava de boas bebidas.
“Fez renascer em mim a vontade de trabalhar com drinks e coquetéis.”, exalta Preta.
No final de 2015, fui convidada pela Luciana Borba para trabalhar com barman na Tapioca do Cerrado, ela começou a se aperfeiçoar mais. Preta percebeu que as pessoas não eram acostumadas a tomar drinks, só cervejas e fez um drink para uma amiga, o Gin Apple: Um gin com Xarope e Curaçao Verde, o drink foi um sucesso, sendo o caminho para o caminho desta jornada.
“Daí em diante comecei a fazer drinks na Tapioca do Cerrado, a Luciana viu que eu gostava e tinha pratica em fazer drinks mais elaborados, com guarnições de flores, frutas e etc.”, conta Preta.
Com o sucesso dos drinks, Preta e sua filha Gabriela Sanches foram contratadas para ser bartenders no jantar de formatura da Raissa Lopes. Vieram outros convites, logo depois, NO ANO DE 2016, a Wilma Ferraz, dona do Restaurante Dalí, convidou ela e sua filha para trabalharem no local, saindo da Tapioca por conta da Faculdade de Audiovisual da IFG, que coincidia com os horários.
O Cerrado como ingredientes dos drinks
Preta teve a ideia de fazer drinks e coquetéis com frutas do Cerrado:
“Percebi que o Cerrado é um prato cheio para realização e customização dos meus drinks, para a substituição de frutas como morango e outras.”, diz a Dona do Sanches Drinks.
Preta também percebeu que as folhas de chás também poderiam se transformar em aditivos para bebidas, como o queridinho das Sanches Drinks: Capim Santo.
A partir deste momento, Preta teve outra ideia genial, criar sucos bifásicos, que são drinks com dois sabores e bem coloridos.
Drinks autorais
Na ocasião, ainda trabalhando no Restaurante Dalí, um cliente pediu algo refrescante para Preta, então ela serviu pra ele uma água com chá de hibisco gelado, capim santo e limão china, em uma taça de grão vinho guarnecida com rodelas de limão china e folhas de hortelã, então chamei esse drink de Maria Grampinho, sendo a primeira das coleções de águas refrescantes, chamadas de Vila Boa, Leodegária é o nome de outra das águas refrescantes da linha Vila Boa e também é um drink.
Além de ser um dos nomes de uma das águas refrescantes, Maria Grampinho também é chá e drink. Outros drinks reverenciam figuras importantes da cidade de Goiás como Gambachion, homenagem ao João Gambá, Otávia, o Xote Bhering, reverencia o Frei Cristiano Bhering, o Coração de Cabocla, homenagem a Milena Curado.
Os Beers Cerratenses são drinks com cerveja e frutos do Cerrado.
A caipirinha de capim santo com xarope de curaçao blue é uma criação da Preta e foi o carro chefe da 1ª oficina autoral que ela fez, a convite da professora Otávia Xavier Barbosa, na UEG, em 2018. Essa Caipirinha foi também a bebida mais consumida na primeira participação da Sanches Drinks no Festival Gastronômico da cidade de Goiás, no ano anterior, 2017.

A criação da empresa Sanches Drinks
A Wilma, proprietária do Restaurante Dalí, contratou o Walter dos Santos Morais, para ser gerente do espaço , ele viu o potencial da Preta e ofereceu os sucos e drinks harmonizados, coloridos e refrescantes que ela fazia, o gerente a incentivou a trabalhar com serviços Open Bar.
Em Junho de 2016, na Transferência Simbólica da Capital para a cidade de Goiás, o Walter sugeriu uma grande mesa, com drinks e sucos para os organizadores do evento, foi um sucesso.
“A partir deste momento eu e minha filha criamos a empresa de drinks, coquetéis e open bar SANCHES DRINKS.”, explica Preta.
Participação em eventos, premiações e programa de TV
A convite do apresentador José Guilherme Schwam, Preta levou para o Programa Almoçando com os amigos, na TV Brasil Central, ás Águas de Vila Boa: Maria Grampinho e Leodegária, ela foi com alguns associados da ARPHOS(Associação de Restaurantes, Pousadas, Hotéis e Similares da Cidade de Goiás).
Em 2019, a proprietária da Sanches Drinks foi convidada para participar com sua equipe do Festival de Ritmos e Sabores, organizado pela Prefeitura de Goiá, o cheff Wagner Gomiz convidou a Preta para ministrar uma oficina com drinks autorais dela, ela usou hibisco, baunilha, limão, cravo, gin e a cachaça Ana Rosa, do Frederico Simões.
Em agosto de 2022, ela participou do Festival Raiz de Pirenópolis.
“Nestes 10 anos de Sanches Drinks já participamos de alguns festivais gastronômicos na cidade de Goiás, participei de uma competição em Fortaleza, no Ceará, em 2024, com o drink Maria Grampinho. Ainda no ano de 2024, fomos convidados pelo cerimonialista Weillem Carneiro, para fazermos o open bar do cantor Marrone, da dupla com Bruno, todos os drinks foram elaborados com frutos e frutas do Cerrado.”, detalha a bartender.
Preta participou de vários de congressos da UFG, eventos Prefeitura de Goiás, reuniões da Mulheres Coralinas, festas da Milena Cabocla Curado, eventos da BIAPHO e reuniões do Espaço Cultural Frei Simão Dorvi.
Em abril de 2025, Preta fez os drinks do Cerrado para o casamento Ronaldo Fraga e Ronaldo Januário, que aconteceu no bairro do Bacalhau, na cidade de Goiás
Em julho de 2025, Preta Sanches recebeu o certificado de honra ao mérito, na categoria mestres da culinária goiana pelo Jornal Imprensa Criativa.
Agradecimentos e Inspirações
Preta relata que tem como inspiração, o mestres da coquetelaria: Derivan Ferreira e Kennedy Nascimento.
“Com eles, aprendi que o menos no copo ou na taça é mais importante do que uma guarnição poluída visualmente e foi aí que os drinks autorais, clássicos e releituras passaram por outra roupagem visual.”, relata Preta Sanches.
A proprietária da Sanches Drinks, descreveu a importância do seu tio em sua jornada com bartender e coqueteleira:
“Não poderia de deixar de agradecer ao meu saudoso tio Raimundo Sanches, ele foi muito importante para mim, me apresentando a bebida Rabo de Galo, que fez com minha paixão e gosto pelo bons destilados continuasse e crescesse a cada dia.”, finaliza a empresária.
A marca de bebida Fiu-Fiu é patrocinadora da Sanches Drinks em alguns eventos.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Fotos do acervo de Pretas Sanches e por Dani Golucky


Participação em eventos, premiações e programa de TV 




Comments are closed.