Press "Enter" to skip to content

Cavalhadas voltam a ser realizadas na cidade de Goiás após intervalo de 70 anos  

Compartilhe

O retorno aconteceu nesta terça-feira (11/10). A programação iniciou com carreata pela cidade, com os Reis: Mouro e Cristão. Logo após aconteceu o treino dos cavaleiros no Estádio Hélios de Loyola, onde foi realizada a encenação das batalhas das Cavalhadas. Para encerrar a noite, muita música com o DJ Kavanhaki e o cantor Rayan Barreto.  

A programação na quarta-feira (12/10), dia oficial das Cavalhadas, começou cedo, às 7 horas, com missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situada no Povoado de Areias. Estavam presentes o Governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado, o Prefeito de Goiás, Aderson Gouvea, a primeira-dama da cidade de Goiás, Célia Mendanha, a Vice-Prefeita, Zilda Lôbo e demais autoridades.  

Às 10h30min, os cavaleiros das Cavalhadas, juntamente com os organizadores do evento, saíram em cavalgada da Praça do João Francisco/ Praça Jornalista Goiás do Couto (onde aconteceram as últimas Cavalhadas) até o Estádio Hélios de Loyola.  

 

 

 

 

 

 

 

Encenação  

Antes do início da dramatização da batalha, autoridades do Estado e Município fizeram a abertura e o uso da palavra. Às 11h15, os 10 cavaleiros Mouros e 10 cavaleiros Cristãos encenaram a batalha. Um espião Mouro disfarçado dava início as batalhas.  

Anajarino Garcia representou o rei Mouro (cor vermelha) e Reginaldo Bicheiro representou o rei Cristão (cor azul), os cavaleiros usavam lanças, espadas e revolver de forma lúdica e representativa nas batalhas.  

Na parte em que os Mouros são dominados/capturados pelos Cristãos, acontece a conversão, também chamada de batismo. O Padre Augusto realizou a benção nos cavaleiros que se reuniram em círculo.  

Na última fase, cada cavaleiro, individualmente, retirou uma argola com uma lança, que estava pendurada no meio de uma trave. Após essa competição os cavaleiros se juntaram e despediram do público.  

A banda instrumental centenária Phoenix, oriunda de Pirenópolis, fez a trilha sonora da retomada das Cavalhadas na cidade de Goiás, sob a regência do Maestro Aurélio Afonso da Silva.

A Secretária Municipal de Cultura de Goiás, Raissa Coutinho, que recebeu o título de rainha das Cavalhadas da cidade, ressaltou a importância da retomada das Cavalhadas no município. 

‘’É um momento marcante para todos nós, um resgate da nossa cultura. As Cavalhadas não acontecem há 93 anos de forma contínua. Na década de 60 e 70 tiveram tentativas de resgate, mas não tiveram continuidade.’’, explicou a secretária.  

Raíssa Coutinho enfatizou ainda que a cidade de Goiás faz parte do circuito das Cavalhadas, junto com 12 municípios goianos que realizam há tantos anos as Cavalhadas. “Para nós é uma alegria muito grande.  Uma oportunidade única, que o Governo de Goiás, através da Secult e da Secretaria de Estado da Retomada, trouxeram para nós, juntamente com a Prefeitura de Goiás, em nome do nosso Prefeito Aderson Gouvea e a Secretaria Municipal de Cultura e parcerias com a cidades de Pirenópolis, Pilar de Goiás e outras que fazem parte do circuito das Cavalhadas.’’, conclui Raissa Coutinho.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Confira as artes da programação das Cavalhadas na cidade de Goiás

                                                                                                                                                 Artes: reprodução/ ASCOM- Prefeitura Municipal de Goiás

 

  

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.