Press "Enter" to skip to content

Curta Canedo 2019 Sucesso Total

Compartilhe

FESTIVAL CURTA CANEDO 2019

Três Dias de muita cultura, educação , exibições de filmes goianos, documentários e nacionais.
NOITE DE PREMIAÇÕES
Melhor filme/ nuvem negra
Melhor filme goiano/ Rio das almas
Melhor filme júri popular/ novos goianos.
Melhor filme curta Canedinho/ Um beijo para Sofia
Melhor Ficção/ A Sombra
Melhor documentário/ Nadir
Melhor animação/ Gravidade
Melhor filme experimental/ Thinya
Melhor roteiro/ Camaleão
Melhor som/ ondas
Melhor trilha sonora/ pós velhos tempos
Melhor conjunto de arte/ essa valsa é minha
Melhor fotografia/ ondas
Melhor ator/ Jean Claude Bernadet Nuvens negras
Melhor atriz / áurea Baptista a sombra
Sucesso Total!!Curta Canedo 2019 
Um resumo do 4º Curta Canedo 2019

O Festival que ganha novos contornos a cada ano, superou expectativas esse ano, conseguindo ampliar o número de atividades e consequentemente atingir um público maior, e principalmente um vulto nacional.
Com a curadoria de Itamar Borges e Cleiner Micceno os mais de 400 filmes inscritos foram selecionados, 48 dos mais diversos estilos e localidades.
O júri foi formado por Rochane Torres e Deborah Oliveira , que tiveram a difícil tarefa de escolher os melhores filmes que foram premiados.
Uma mostra especial de documentários com temática feminina, que foi o tema do festival, mostrando as mais diversas facetas do universo feminino e a força da mulher no audiovisual.
Além disso tivemos uma mostra Goiana, com diversos realizadores, a mostra nacional que teve filmes do Brasil inteiro, e para as crianças, o Curta Canedinho, com o melhor da produção feita para essa faixa de idade. dando inclusive o prêmio de melhor filme infantil, escolhido pelas crianças participantes. 
Primando sempre pela qualidade e diversidade, o festival foi bastante democrático nas escolhas e estilos dos filmes, tendo uma categoria de filme experimental. 

Com vários Workshops, oferecidos gratuitamente, levando não só para o público presente, mas, também escolas e alunos do ensino público, uma diversidade de linguagens incluindo os jovens nas mais diversas formas do audiovisual.
Os workshop e cursos oferecidos foram: 

Cinema com celular – do cineasta paulistano Adriano Gomez, onde com as novas tecnologias foi possível mostrar as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos com templates simples e funcionais. Com participação direta dos adolescentes, que se divertiram durante o workshop.
Minicurso de Fotografia com Rosa Berardo – A cineasta e produtora goiana Rosa Berardo, mostrou com técnicas simples e funcionais o universo da fotografia para os participantes, sendo uma forma de olhar o mundo através das lentes em uma expressão artística. E sua forma divertida e lúdica, transforma a aula em uma vivência bastante marcante para os participantes.

Maquiagem para cinema – Dani Matos, que mostrou várias técnicas de maquiagem para os mais diversos estilos e necessidades dentro e fora das telas, levando os alunos ao universo da maquiagem transformadora e tão importante para o cinema e teatro. Uma curso inédito no festival que atraiu uma gama enorme de participantes ávidas por conhecimento das possibilidades dentro da maquiagem.
Introdução a Animação Stop Motion – com o animador Dústan Deven , onde os adolescentes tiveram contato com as técnicas de animação, em um universo bastante divertido, aprenderam técnicas comuns aos desenhos animados, mostrando como são realizados os filmes de bonecos desde o inicio da era cinematográfica . Foi outra novidade no festival que busca sempre trazer inovações e informação.

Direção e Atuação para Cinema – Do diretor sorocabano Cleiner Micceno – O curso trouxe a realidade por detrás das câmeras para os alunos que almejam entrar para o fazer cinematográfico, ou simplesmente entender como funciona o fazer do audiovisual.
Introdução ao Audio Visual – com Aldene José, oferecido para na escola Municipal Isabel de Matos de Senador Canedo, direcionado aos jovens adolescentes entusiastas da sétima arte. Estes com o resultado do curso oferecido pelo Curta Canedo nas Escolas, realizaram quatro curtas metragens que foram exibidos no festival.

Os alunos tiveram contato com técnicas e também parte teórica de cinema, com muitos exercícios práticos e exemplos in loco.
No evento ainda foi palco para encontros de discussão muito importantes, como a roda de conversa “O cinema pela igualdade e valorização da mulher” onde temas do universo feminino foram debatidos, com filmes, falas e pautas da atuação da mulher na sociedade e na produção audiovisual brasileira.

Roda de Conversas com lideranças Femininas – “O Cinema Pela Igualdade e a Valorização da Mulher, aconteceu na manhã do dia 30 com 28 líderes feministas e atrizes, diretoras, diretores etc e mais de 100 pessoas da comunidade, Discutiram “A Imagem da Mulher que o Cinema Tem Propagado? e Conclama à Valorização da Mulher no Cinema.

Encontro dos cineclubistas, com diversos cineclubes mostrando sua atuação e planejando ações efetivas para o futuro.
Além das mostras, Workshops e debates houveram shows em todos os dias do festival, com figuras conhecidas da música Goiana, como Diego Mascate e A Banda de Apoio, Participação especial de Cleiner Micceno da Banda Old School Panx de Sorocaba SP., apresentações performáticas e mostra de filmes feitos pelos alunos da UEG.
E pensando sempre na comunidade de Senador Canedo, foi levado para as escolas da cidade de forma gratuita a mostra especial Educacine, com filmes de temática educativa e ambiental, na semana que anteviu o festival.

Com essa diversidade e com todos esses eventos e cursos, o Curta Canedo se torna aos poucos um dos mais importantes festivais da região Centro Oeste do Brasil, primando sempre pela diversidade e temas importantes para sociedade atual.
Que venha o quinto Curta Canedo. 

Produtores: Carmelita Gomes e Cleiner Micceno
Apoio: Prefeitura Municipal de Senador Canedo – Semesc – Seplan e Espaço Cidadania
Colaboradores: Turbinet, Atacadão do Piso – GT- Goiás Sem Drogas, MIcrotech, Conem.

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.