Para celebrar as quatro décadas de existência dos APN’s, nós da CRIATIVA STUDIO CULTURAL e a ALO TV WEB, juntamente com as Agentes de Pastoral Negros realizamos uma Entrevista com estas duas grandes lideres Agentes Pastoral dos Negros para fazer memória a esses 40 anos de luta antirracista.
A Entrevista foi conduzida pela Carmelita Gomes, que é a apresentadora e também Conselheira do COMPIR – Senador Canedo, Produtora Cultural e Ativista pelos Direitos Humanos e das Mulheres.
Acompanhe pelo Canal da YOU TUBE: https://youtu.be/2HL8mEEHZ_0
São 40 anos de dedicação à luta e à fé que priorizam os direitos da diversidade da população negra. Vida longa aos Agentes Pastorais Negros do Brasil (APN)!
ENTREVISTADAS
• Neuza Silva
Coordenadora Estadual dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil,
• Maria Helena Alves
Quilombo Nossa Senhora Aparecida
Mulher negra quilombola, técnica de enfermagem, aposentada, idosa e escritora.
Desenvolve trabalhos voltados para sustentabilidade. E participa do projeto vida plena no SESC, da UNATI PUC Goiás, CRAS Setor Ateneu. E atualmente colaboradora em projeto de cooperativo para mulheres quilombolas em parceria com o SESCOOP. E adora dançar.
Agentes de Pastoral Negros, APNs, é uma instituição do Movimento Negro Brasileiro com uma tradição macroecumênica e inter-religiosa com o foco em diferentes comunidades de fé.
Os APN’s visam, também, maior participação de pessoas no processo de superação e marginalização sociocultural e econômica da população negra, além de assessorá-la, em questões que envolvam discriminação de raça, de etnia e de religião, fazendo com que haja aplicação da pena prevista na lei, denunciando e repudiando todas as pessoas e instituições praticantes de qualquer forma de racismo.
Os pontos mais marcantes na história da instituição foram as contribuições na redemocratização do País, após o fim da ditadura militar, o despertar da identidade afro nas igrejas cristãs, a formação sociopolítico do povo negro, além da articulação e participação de todos os grandes momentos de luta e manifestação do movimento social no Brasil.
Para celebrar as quatro décadas de existência dos APN’s, nós Imprensa Criativa; da Alô TV Web; da Associação Mulheres na Comunicação juntamente com os Agentes de Pastoral Negros e outros grupos e associações do Movimento Negro, realizamos esta entrevista para fazer memória a esses 40 anos de luta antirracista.
Por: Carmelita Gomes – Imprensa Criativa
Comments are closed.