Press "Enter" to skip to content

A edição de 11 de maio comemorou os 40 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil

Compartilhe

Para celebrar as quatro décadas de existência dos APN’s, nós da CRIATIVA STUDIO CULTURAL e a ALO TV WEB, juntamente com as Agentes de Pastoral Negros realizamos uma Entrevista com estas duas grandes lideres Agentes Pastoral dos Negros para fazer memória a esses 40 anos de luta antirracista.

A Entrevista foi conduzida pela Carmelita Gomes, que é a apresentadora e também Conselheira do COMPIR – Senador Canedo, Produtora Cultural e Ativista pelos Direitos Humanos e das Mulheres.

Acompanhe pelo Canal da YOU TUBE: https://youtu.be/2HL8mEEHZ_0

São 40 anos de dedicação à luta e à fé que priorizam os direitos da diversidade da população negra. Vida longa aos Agentes Pastorais Negros do Brasil (APN)!

ENTREVISTADAS
• Neuza Silva
Coordenadora Estadual dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil,

• Maria Helena Alves
Quilombo Nossa Senhora Aparecida
Mulher negra quilombola, técnica de enfermagem, aposentada, idosa e escritora.
Desenvolve trabalhos voltados para sustentabilidade. E participa do projeto vida plena no SESC, da UNATI PUC Goiás, CRAS Setor Ateneu. E atualmente colaboradora em projeto de cooperativo para mulheres quilombolas em parceria com o SESCOOP. E adora dançar.

Agentes de Pastoral Negros, APNs, é uma instituição do Movimento Negro Brasileiro com uma tradição macroecumênica e inter-religiosa com o foco em diferentes comunidades de fé.

Os APN’s visam, também, maior participação de pessoas no processo de superação e marginalização sociocultural e econômica da população negra, além de assessorá-la, em questões que envolvam discriminação de raça, de etnia e de religião, fazendo com que haja aplicação da pena prevista na lei, denunciando e repudiando todas as pessoas e instituições praticantes de qualquer forma de racismo.

Os pontos mais marcantes na história da instituição foram as contribuições na redemocratização do País, após o fim da ditadura militar, o despertar da identidade afro nas igrejas cristãs, a formação sociopolítico do povo negro, além da articulação e participação de todos os grandes momentos de luta e manifestação do movimento social no Brasil.

Para celebrar as quatro décadas de existência dos APN’s, nós Imprensa Criativa; da Alô TV Web; da Associação Mulheres na Comunicação juntamente com os Agentes de Pastoral Negros e outros grupos e associações do Movimento Negro, realizamos esta entrevista para fazer memória a esses 40 anos de luta antirracista.

Por: Carmelita Gomes – Imprensa Criativa

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.