Press "Enter" to skip to content

O CURTA CANEDO FESTIVAL 2022 É SUCESSO EM QUANTIDADE DE INSCRIÇÕES

Compartilhe

O CURTA CANEDO FESTIVAL 2022

O Curta Canedo  é um dos maiores festivais de Goiás e este ano iniciou com a abertura para inscrições de filmes no dia 3 de agosto até dia 23 de agosto alcançando em 20 dias um total de 502 filmes inscritos; alcançando todos os estados do país. Agora, entra em sua fase de curadoria. Seus curadores tem até dia 23 de setembro para selecionarem aproximadamente 50 filmes para as Mostras competitivas do Festival

CONCEITO CURATORIAL DO CURTA CANEDO 2022
CORPO DE JURADOS DO 6º CURTA CANEDO Online – Será composto por profissionais com renomada experiência na área audiovisual cabendo aos mesmos a decisão final das premiações de acordo com os filmes participantes, escolhidos pelos curadores, e previamente divididos em suas respectivas mostras dentro do festival.
Sobre os itens a serem analisados pela curadoria:
Serão analisadas para a premiação todas as categorias expressas no item I ao VI do inciso 1 ao 27 do Regulamento do 6º Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDO.

Todos os curadores seguirão as regras deste regulamento do Curta Canedo  2022 selecionando os melhores filmes que atenderem aos requisitos principais. Todas as regras serão dispostas de acordo com os itens sugeridos no formulário de inscrição. Os curadores escolherão os filmes para as seguintes mostras:

MOSTRAS DO 6º CURTA CANEDO
No Festival de Cinema de Senador Canedo Goiás – CURTA CANEDO teremos as  seguintes Mostras:
6ª Mostra Curta Brasil (Filmes Nacionais)
6ª Mostra Curta Goiás (Filmes Goianos)
6ª Mostra Curta Mulheres ( Filmes de Diretoras Mulheres Cis ou Trans)
2ª Mostra Curta Negritude, (Filmes por diretoras e diretores que se auto declaram negros/pretos)
2ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI).
1ª Mostra Curta a Cidade ( Filmes que tem como Tema, ou personagens da cidade; e/ou que foram gravados na cidade de Senador Canedo Goiás)

 São curadores no Festival CURTA CANEDO 2022:

Vanessa Goveia
Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela USCS e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela UEG. Curadora do 1° Festimina e do 1° GIFF. Diretora dos curtas-metragens Viúva Negra, O Retorno da Vênus e 8 Linhas. Continuísta em mais de 20 curtas-metragens produzidos em Goiás. Editora de vídeos e criadora da Concha Filmes (produtora audiovisual).

Cirlene Pereira
Fundadora e coordenadora do cineclube bandidas, membra da união de cineclube a de Goiânia. Participa ativamente de encontros cineclubistas desde 2013. Esteve na  29ª Jornada Nacional de Cineclubes. Ilha de Itaparica BA. Participação mesa de conversa Cafe com feminismo. Tema: Mulheres no Cinema. Goiânia. Assistente no longa “Os lírios não murcham” de Júlio Motta. E atuação no mesmo. Atuação no longa “ Terra Rasgada” de Noé Luiz da Mota no ano de 2018. Debatedora no filme “ Aguarius” do Projeto Cinema no Museu de Antropologia da UFG/Novembro de 2018. Debatedora no III Curta Canedo Festival de Cinema. Tema: O cinema pelo fim da violência contra a mulher. Homenageada no III Curta Canedo Festival de Cinema. Produtora e diretora no curta “Futuro? Deixo para depois (2018). Em 2020 foi curadora do Curta Canedo Festival de Cinema.
Joseph Merêncio
Formado em Produção Audiovisual pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.Fez epecialização em roteiro para cinema no Centro Cultural Jabaquara, ministrado pelo Professor Sérgio Clemente. Foi produtor executivo na empresa Somaê Filmes. Especializado em festivais audiovisuais, foi responsável por mais de 200 seleções de curtas, médias e longas metragens no Brasil e no mundo, citando países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Quenia, Itália, entre outros, no qual tiveram mais de 20 prémios conquistados em festivais e mostras de cinema. Produtor, diretor e roteirista nos curtas Boa Sorte e Sonho e Reflexo (curta metragem com destaque nos principais festivais do genêro fantástico no Brasil – Cine Fantasy, Mor-cego Vermelho, Fantaspoa, Boca do Inferno entre outros). Roteirista também no premiado curta Boa Sorte, além de curtas em fase de produção como “Vivo, Morto” e “10 Dias”. Fascinado pelo genêro fantástico, sempre está disposto a sair do lugar comum, com novos e diversificados trabalhos. Especializado em festivais, também foi curador das edições do 2018 e 2019 do festival Gato Preto de Cinema de Horror, realizado em Perus, São Paulo SP.

Carmelita Gomes
Produtora Executiva e cultural; Curadora no Festival FACI 2021; Idealizadora, Produtora Executiva, Cultural e Curadora no Festival Curta Canedo 2026 a 2022. Diretora Executiva na empresa Criativa Comunicação e Marketing Ltda, Editora do Jornal Imprensa Criativa, Produtora Cultural dos Festivais da Juventude e Grito Rock,, Coordenadora do Projeto Cinema nas Escolas, Produtora e coordenadora das Feiras Multiculturais Criativas I,II, III e IV; Produtora do Festival Multicultural Cine Rock Fest. Produção Cultural da Feira do Cinema Goiano 2018 e 2019, Diretora do Cineclube Curta Canedo Itinerante e Cineclube Cleiner Micceno. Produtora Cultura do Carná Canedo 2005 e 2006. Coordenadora da “Rua do Lazer”. Apresentadora do Programa “A hora do Rock” na 89,7 FM, Apresentadora do Programa “Turma do Bem” na Web TV; Criativa Studio Cultural, atriz, palestrante, conferencista. Presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade de Senador Canedo Goiás.

Nesta 6ª Edição o Curta Canedo inova nas Mostra, primando Pela:

 Promoção da Diversidade, e a
 Valorização da Mulher Negra no Cinema e a
 Promoção da Igualdade em todos os aspectos, o Festival Nacional de Cinema de Senador Canedo Goiás
 Criação de novos públicos para o audiovisual goiano e nacional e ainda o
 Despertar de novos talentos para a área do audiovisual. E a
 Capacitação e aprimoramento dos nossos profissionais do audiovisual.
Produção Executiva: Carmelita Gomes
Realização: Criativa Comunicação e Marketing Ltda
Coordenação e TI:
Talita Atahalpa
Bacharela em Ciência da Computação pela UFG/State University of New York – CEO CriativaDev – Membro Fundadora do Projeto de inclusão de mulheres na tecnologia Projeto ADAs, Dançarina e professora de Dança – Formação em Dança e Música pelo Basileu França. Apoio e desenvolvimento de sistemas tecnológicos- Produtora Executiva do Festival Curta Canedinho e do Projeto Cinema nas Escolas

CURTA CANEDO FESTIVAL 2022  – Saiba mais no Site:  https://curtacanedo.com.br/2022/sobre/

Parceria: Prefeitura Municipal de Senador Canedo Goiás 
SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação

Apoio: Catedral das Artes – União dos Cineclubes de Goiás -Eudaldo Guimarães Produções – e IBRAC – Acreúna Goiás – COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Texto: Carmelita Gomes - Jornal Imprensa Criativa

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.