Press "Enter" to skip to content

Jovem canedense defende sua pesquisa científica em Conferência Latino-Americana no Panamá

Compartilhe

Formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Talita Atahalpa se dedica à educação e informática desde cedo. Ainda na escola foi monitora de informática no programa da Microsoft Parceiros da Aprendizagem, o que lhe rendeu também uma curta participação no seriado televisivo aluno monitor da TV Futura.

Trabalhou para a população canedense sendo instrutora de informática na Biblioteca Municipal de Senador Canedo e também instrutora em turmas do programa Pró-Jovem trabalhador do Governo Federal no município.

Talita Atahalpa também é desenvolvedora de sistemas e professora de dança nas horas vagas, estudou por um ano e meio nos Estados Unidos onde foi presidente do Clube de Cultura Brasileira.

Sua pesquisa em gênero e Computação analisou a percepção da participação feminina nos cursos de Computação da Universidade Federal de Goiás. Segundo o IBGE, em 2017, apenas 14% de todos os alunos de Computação são mulheres. Segundo a pesquisadora o cenário na UFG é bem pior, no ano de 2018, apenas 11% dos alunos eram do sexo feminino. Esta pesquisa fruto do trabalho de conclusão de curso orientado pela Prof. Dra. Elisângela Silva Dias, teve como público-alvo mulheres e minorias e abordou questões do cotidiano no ambiente acadêmico focando nas situações discriminatórias, micro agressivas, sexistas e situações de assédio verbal, moral, psicológico e verbal.

 O artigo científico será apresentado por Talita Atahalpa no XI Congresso de Mulheres Latino-Americanas em Informática (LAWCC –  Latin America Women in Computing Conference) que será na Cidade do Panamá- Panamá. Talita Atahalpa teve também outro artigo aprovado no Congresso da Sociedade Brasileira da Computação que ocorreu agora em Julho de 2019 em Belém.

As despesas para a viagem somam acima de quatro mil reais e para poder realizar esta viagem Talita Atahalpa está realizando uma vaquinha caso queira contribuir e tornar essa viagem possível basta ir no perfil da pesquisadora  através do link:www.facebook.com/talita.atahalpa  ou enviar um e-mail para tf.tarf@gmail.com, sua contribuição poderá fazer esta jovem canedense representar a cidade de Senador Canedo e o estado de Goiás no exterior.

Talita Atahalpa é um exemplo de superação e orgulho da população canedense.

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.