Press "Enter" to skip to content

Faina celebra tradição centenária com o 1º Encontro de Folias no Distrito de Jeroaquara

Compartilhe

Evento reúne folias históricas da região, promove intercâmbio cultural e entrega de instrumentos e uniformes

O município de Faina, conhecido como a terra das folias, será palco de um importante momento de celebração e preservação da cultura popular:

O 1º Encontro de Folias de Faina, marcado para o próximo dia 25 de julho, no Distrito de Jeroaquara, também conhecido como Santa Rita.

O evento reunirá quatro folias tradicionais, algumas com quase três séculos de história.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Faina, por meio do edital da Lei Aldir Blanc e recursos próprios, o encontro terá apresentações culturais, roda de conversa entre foliões, intercâmbio de saberes tradicionais e a entrega de novos instrumentos e uniformes aos grupos participantes.

O projeto é de autoria de Gilberto Pereira da Silva, que foi contemplado pelo edital municipal e conta com apoio da gestão local para ampliação da proposta original.

As atividades terão início às 17h, na avenida principal do distrito, com entrada gratuita para toda a comunidade.

Folias participantes e suas histórias

Folia do Divino Espírito Santo (Santa Rita)
Fundada em 1729, no mesmo ano da criação do distrito de Jeroaquara, a folia é uma das mais antigas da região. Surgiu como uma expressão de fé e pedido de bênçãos pela fundação da localidade. Com o tempo, passou a realizar giros religiosos que reuniam diferentes folias do Divino e do Rosário. Ainda que os giros não ocorram neste ano, a tradição segue viva e respeitada.

Folia do Seu Adão (Ferreirão e Serra do Macaco)
Criada em 1887 como a Folia da Serra do Macaco e Ferreirão, foi descontinuada em 1970, mas ressurgiu em 1982 com a liderança de Seu Adão e Zezé. Após o falecimento de Seu Adão, a folia passou a ser conhecida pelo seu nome, sendo oficialmente batizada como Folia do Seu Adão – Ferreirão, em 2025.

Folia do Morro Preto e Caiçara
Com origens em 1825, a folia foi fundada por amigos oriundos de Minas Gerais, liderados por “Zé da Mãe”. Tornou-se referência na região, incorporando, em 1940, o nome do distrito culturalmente ligado: Caiçara.

Folia Estrela do Oriente (Faina)
Mais recente, a Estrela do Oriente foi fundada em 1971 no povoado de Vera Cruz (Burduna). Criada para suprir a ausência de uma folia própria na região, integra-se hoje ao mapa das folias locais com mais de 50 anos de tradição.

Por: Carmelita Gomes _ Imprensa Criativa

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.