Press "Enter" to skip to content

Sobram vagas de laqueadura no Hutrin, em Trindade

Compartilhe

Por falta de encaminhamento dos municípios goianos, ficam ociosas por mês cerca de 50 cirurgias para impedir que mulher engravide

Das 80 cirurgias de laqueadura que o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) tem capacidade para realizar mensalmente, somente 32 foram feitas no último mês. As pacientes não estão chegando à unidade, que, a partir do segundo semestre deste ano, de fato, tem atendido todo o território goiano. A ociosidade das vagas se dá pela falta de encaminhamento, via regulação, dos municípios. A laqueadura é uma cirurgia que impede que a mulher engravide e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com os critérios da Lei nº 9.263/96.

As mulheres que têm interesse em realizar a cirurgia de laqueadura devem procurar uma unidade de saúde no município onde residem. Após uma consulta inicial e orientações sobre planejamento familiar, elas serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, via regulação, para o Hutrin. Na unidade, elas passarão por uma nova consulta para que realizem a cirurgia.

No segundo semestre deste ano, uma nova organização social assumiu a gestão da unidade, ao lado da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Desde então, o Hutrin tem se comportado como um hospital estadual, influenciando todas as regiões de Goiás. Assim, o local mudou o perfil de atendimento, ampliando o escopo de serviços, e expandiu sua capacidade de assistência para além das divisas do município de Trindade, passando a receber pacientes de todos os 246 municípios goianos.

De acordo com o Contrato de Gestão do Hutrin, o hospital deve realizar um número anual de cirurgias eletivas encaminhadas pela regulação estadual, não recusando pacientes encaminhados para atendimentos cirúrgicos de urgência e emergência, conforme os critérios da regionalização e seu papel na rede de saúde. A lista de cirurgias eletivas da unidade conta com procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ginecológica e ortopédica.

Além de cirurgias eletivas, o Hutrin também realiza atendimentos de urgência, emergência, obstetrícia (partos) e consultas ambulatoriais (com hora marcada). Apesar de uma área de abrangência que inclui 51 cidades das regiões Central e Centro-Sul do Estado, aquelas que não fazem parte dessa relação podem manifestar interesse de encaminhar pacientes para o Hutrin.

Dessa forma, os gestores municipais devem entrar em contato com a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, da SES, para solicitarem os protocolos de regulação para a unidade e a configuração de acesso ao sistema regulador.

Foto: Divulgação/IMED

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Contato: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Chefe da Comunicação Setorial: Ludmila Junqueira

Coordenador de jornalismo: Pedro Henrique Ferreira

Coordenadora de mídias: Letícia Oliveira

Coordenadora de sites: Lívia Soares

Mídias Sociais:

www.saude.go.gov.br

www.instagram.com/saudegoias

www.facebook.com/saudegoias

www.twitter.com/saudegoias

More from ArtigosMore posts in Artigos »

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.