Trap é um estilo de rap que se originou na década de 2000 com DJ Paul no sul dos Estados Unidos. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como Gucci Mane, OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven. Logo depois surgiu o menino Lex Luger com seu 808 com pegada diferente que elevou o trap a outro nível.
O trap da música eletrônica é o que é graças ao trap do movimento hip-hop que aguçou a inspiração de vários DJ de EDM. Ele é caracterizado por seu conteúdo lírico agressivo e som, que incorpora 808 (Roland TR-808) bumbos sub-baixo, em tempo duplo, em tempo triplo e outros tempos mais rápidos de divisão chimbais, sintetizadores em camadas, e cordas “cinematográficas”.
Latin trap (também chamado de Spanish trap ou trapeton) é um subgênero musical que se originou na República Dominicana e Porto Rico. Desde então, espalhou-se por toda a América Latina. É semelhante ao trap convencional que detalha “la calle ou as ruas – festividades, sexo e drogas”.
O subgênero começou a ganhar popularidade nos anos 2010. Fortemente influenciado pelo reggaeton porto-riquenho e o dembow dominicano, bem como o trap e o rhythm and blues.
Em países de latinoamérica o gênero urbano foi ganhando fãs como Chile, Argentina, Mexico, Colombia, Peru e outros.
Umas das revelações no trap feminino foi a chilena PALOMA MAMI com hits como “Not Steady” , “No te enamores” e “Don’t Talk About Me” onde alguns temas são em spanglish
Alguns dos artistas latinos mais relevantes são : Bad Bunny (PR), Ozuna (PR), Bryant Myers (PR), Noriel (PR), Farruko (PR), Arcangel (US), Lary Over (PR), Gianluca (CL), Drefquila (CL), Kiddie Gang (MX), Princesa Alba (CL).
Outros também de Sucesso:
Paloma Mami (CL), Duki (CL) (PR) Porto Rico, (CL) Chile, (MX) Mexico, (US) Estados Unidos.
Vale a pena conferir, ouvindo Trap, um estilo de Rap de muito sucesso nos Estados Unidos e países latino americanos.
Por: Rafael Sepúlveda – Estudioso da Música Mundial
Be First to Comment