Press "Enter" to skip to content

Lançamento do Video “Brasil Feliz de Novo”

Compartilhe

Cópia artigo

É junto dos bão que a gente fica mió” – Guimarães Rosa.

Dia 11 de junho, véspera do dia dos namorados, eu senti no meu coração miudinho de leão um amor que não cabia em mim. Um amor por meu quilombo de arte e luta, um amor pela riqueza e potência de nossa cultura popular, um amor pelas pessoas que acreditam em nossa ocupação cultural e nos envolvem de carinho e um amor pelo desejo inquebrantável de nossa gente por um Brasil Grande, Soberano e Justo!

Ainda me encontro embriagada por aquele salão vermelho de luz e calor. Estou com as imagens do videoclipe “Xote Brasil Feliz de Novo” na minha mente. Ainda sinto no meu corpo os efeitos dos gritos de alegria e entusiasmo que as convidadas e convidados davam depois da exibição do nosso xote. O vídeo foi ovacionado pelo público!!!!!!

Ainda sinto os abraços arrochados que recebi de minhas amigas e amigos do Bloco Não é Não. Eu sou chorona, chorei na hora que vi o clipe e chora agora! Neste momento, minhas lágrimas são de gratidão.

Gratidão pela Diane Valdez, que acreditando na potência de nosso trabalho, nos convocou a lutar dançando. Gratidão pela Lívia e o Maurício que não titubearam e fizeram um trabalho lindíssimo na música de nosso clipe. O que seria de nós, de nossas performances sem o casal Lívia e Maurício?

Gratidão por todas e todos que trabalharam pra caramba lá no barracão da Nonô. As rosas gigantes renderam beleza, mas também dedos queimados e colunas estropiadas na linha de produção taylorista. Nonô Noleto, Isabela Fernandes, Lucinha Pedreira, Marta Silva, Vânia Marra, Fred Noleto e João Bosco muito obrigada!

E a professora Susan Santos, que Rainha! Como soube nos conduzir, sempre nos encorajando e pondo fé nos nossos movimentos. Nem todas ouviram a fala da Susan no primeiro dia de ensaio. Antes de tudo, ela quis esclarecer por que aceitou o projeto de coreografar o clipe do Lula. Susan nos contou em tom muito afetivo como as políticas dos governos Lula a levou mais e mais longe. Ela uma menina linda da periferia de São Paulo se formou em dança por meio das políticas afirmativas e hoje está aqui no Goiás arrasando em sua profissão. Obrigada Susan, em torno de seu trabalho orbita a beleza de nosso xote engajado.

Alex Sander, Gustavo Alves, Mineia Francisca, Pedro Castro e Valéria Freitas, vocês foram raízes e troco que sustentaram a nossa coreografia. Obrigada queridas, querides e queridos bailarinos!

Cláudia Nunes, Kaco Olímpio e Leandro Marques vocês foram demais! Demais, não só no resultado final. O humor do Leandro é incrível. Ele ria com tanto gosto quando dizia que teríamos que gravar de novo naquele sol arregalado que a gente nem ficava com raiva. E a Cláudia, agora eu acredito que existe direção com delicadeza. Na cena final da Estrela, que gravamos várias vezes eu já estava pra morrer de dó do Robson que tinha que me segurar nos braços. Logo eu, uma torinha pesada! Cláudia saiu lá de longe, não gritou e bem pertinho de mim falou: “Cida segura a estrela com as duas mãos. E logo me mostrou com gesto como deveria fazer, obrigada Cláudia! Obrigada Kaco Olímpio por seu olhar generoso sobre nós! Obrigada Leandro Marques , sem dúvida a Cláudia tinha razão ao te escolher para fazer o trabalho de fotografia no drone! Cláudia em mim você tem uma grande admiradora!

A Itandehuy tem de receber sempre o nosso abraço mais apertado e carinhoso, que parceira. Desde de 2019 nunca soltou a nossa mão. Obrigada, obrigada Itandehuy Castañeda!

E o que dizer das mulheres e dos homens que participaram dos ensaios? Quem esteve neles terá em suas lembranças uma forte marca de alegria, solidariedade, dedicação e beleza. Vocês são lindos demais. Lindas e lindos todos que gravaram o clipe. Eu sou uma pessoa que converte quase tudo em imagens, conceitos, movimentos, afetos. Eu amo observar os movimentos das pessoas e eu pus muito repara em cada detalhe, da cabeça aos pés, dançarinas e dançarinos eram puro encanto e delicadeza. Ana Cristina Santos, Alessandra Santos, Antônia Cavalcanti, Bruna Porto, Carmelita Gomes, Cidinha Cruz, Fabrício Rosa, Khettemilher Alves, Livia Assis, Lúcia Pedreira, Marta Silva, Martha Cintra, Méria Cristina Alves, Nonô Noleto, Vânia Marra, Valentina Lavenère e Vitor Assis muito obrigada!

E como sempre, fizemos mais uma lindeza com o apoio de nós mesmo. Mulheres e homens do bloco que não puderam participar diretamente do processo de criação do videoclipe foram fundamentais. Sem o apoio financeiro delas não teríamos conseguido. Em nome da nossa querida irmã Maria Aurora eu agradeço a vocês por mais esse apoio em nosso porquinho!

E minha fada madrinha Alcione Rocha, sem ela a Porta Bandeira do Bloco Não é Não vira abóbora! É incrível o talento da Alcione, tudo que ela toca vira ouro. Obrigada minha irmã do coração!

Dorany do céu que coisa mais linda o seu trabalho de criação e arte gráfica. Olho, e olho as xilogravuras e toda vez me apaixono!

Festa sem dança, comidinhas e uma gelada não rola mesmo! As manas da feirinha mandaram muito bem. Ritinha, Antonia, Carmelita, Manu, Ana Clara, Itandehuy e turma do Circo Laheto, muito obrigada!!!!

E por falar em Circo Laheto, menino do céu que força recebemos sempre do Maneco e da Seluta. Por motivos de adoecimento eles não puderam participar, mas ajudaram muito de longe. A banda “Èketa Òjù segurou a animação do nosso arrasta-pé, e acreditem cantaram para nós na camaradagem sincera, sem palavras para agradecer! E o Bruno Borges? Mandou muito bem na playlist, valeu moço bonito do meu coração!

Gente vocês gostaram da decoração? Ohhh, foi muita trabalheira antes e no dia. Ana Cristina, Alexandre, Antônia, Cidinha, Lívia, Elaine, Isabela, Valentina e Maurício ralaram muito, muito obrigada!!!! E obrigada demais a turma do Cerimonial. Geraldo como sempre fazendo bonito! Bruna Porto e a Alexandra Santos seguraram muito bem quando a Geralda, com o pezinho doendo, teve que ir mais cedo pra casa. Valeu manas!!!!!

Por fim, quero deixar um agradecimento especial para Ana Cristina e Alexandre Augusto. Que anfitriões, o que eles fizeram por nosso lançamento é impagável. Fico aqui relembrando cada detalhe de nossa festança e de verdade, não teria um lugar tão perfeito para lançarmos o videoclipe do que Zabriskie! Ana e Alexandre pensaram em tudo, a iluminação do teatro é um símbolo desse cuidado e preciosismo todo! Obrigada Ana e Alexandre!!!!!!!!

Obrigada a todas, todos e todes do bloco mais bonito da cidade, obrigada por vocês sempre me recarregarem de força e energia. 🥁♥️💃🏽

Por: Cida Alves

Fotos de Componentes do Bloco Não é Não e o Fotógrafo: Nicolas Vogel

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.