Press "Enter" to skip to content

Sessão solene extraordinária em homenagem à cultura

Compartilhe
Sessão solene extraordinária em homenagem à cultura
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, neste sábado, 29, centenas de profissionais que atuam em prol da cultura goiana. O tributo ocorreu no Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), em sessão solene extraordinária que contou com a entrega de Certificados do Mérito Legislativo.Trata-se, conforme o parlamentar, de uma celebração dedicada à valorização da cultura local e suas diversas manifestações artísticas. “O objetivo é dar visibilidade e reconhecer o trabalho feito por diversas pessoas, instituições e entidades que fazem cultura, seja na periferia ou em outros locais”, frisou o autor da homenagem, com a afirmativa de que a cultura deve ser vista como uma atividade fundamental para a sociedade.Rubem considera a cultura como algo tão importante quanto a educação para a formação dos indivíduos e afirma que reconhecer esse trabalho é uma obrigação do Poder Legislativo goiano. “Estou muito feliz em poder homenagear essa gente valorosa, dedicada, comprometida e talentosa que promove a cultura em Goiás”.Além de Mauro Rubem, fizeram a composição da mesa diretiva o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Pedro Galvão; o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moacir Brito Nascimento; o diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lindivaldo Júnior; a produtora cultural Maria Carmelita Gomes Ferreira; a professora e chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita de Castro; e a professora Vânia França.Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moacir Brito Nascimento, conhecido como Moka, avaliou a iniciativa como um momento único na cultura do Estado. “Para mim, é algo muito edificante. Eu atuo junto à cultura e à arte goiana desde o início dos anos 1970, mais de cinco décadas, e jamais presenciei um ato dessa magnitude na Assembleia Legislativa. Estar aqui, nesse dia histórico e memorável, é uma dádiva celeste”, celebrou.

A abertura do evento contou com apresentação do cantor Bruno Fernandes, da dupla Tom e Leo, e do grupo de quadrilha e catira em perna de pau do Circo Lahetô.

Valorização e promoção da cultura

Durante a homenagem, Mauro Rubem destacou as diversas atividades culturais realizadas pela Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa de Leis, a partir da 20ª Legislatura, presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB). De forma frequente, o Palácio Maguito Vilela sedia lançamentos de livros, filmes, além de festivais, exposições de artes visuais, apresentações musicais, teatrais, dentre outras manifestações artísticas. “Esse auditório está, inclusive, repleto de pessoas que já estiveram aqui apresentando o seu trabalho e hoje estão sendo homenageadas”, evidenciou o deputado.

“É uma tarde de celebração da arte, da cultura e dos artistas goianos que desenvolvem um trabalho tão pujante, um trabalho que merece ser enaltecido, e é muito importante que esta Casa reconheça estes artistas”, salientou a chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia, Ana Rita de Castro. “Todos vocês são merecedores desse reconhecimento”.

Casa Cultural

Na solenidade, Ana Rita de Castro elencou as diversas atividades realizadas no Parlamento goiano durante a atual Legislatura, iniciada em 2023. De acordo com a gestora, que deixa o cargo na presente data, foram realizadas, no ano passado, 73 atividades culturais. Já em 2024, ocorreram, até o mês de junho, 45 atividades artísticas.

“Essa Casa já se consolida como um espaço de arte e cultura”, avaliou. “Quero agradecer a cada um de vocês, artistas, que passaram por aqui e estender os agradecimentos aos profissionais que foram aliados da cultura ao longo deste período”, acrescentou.

Em nome dos homenageados, o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Pedro Galvão, agradeceu a oportunidade dada pelo Parlamento goiano aos diversos artistas goianos que expõem o seus trabalhos na Casa de Leis. “Obrigado pelo carinho que vocês tiveram com os nossos artistas e por abrirem esse importante caminho para nós”.

Fomento à cultura

O diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lindivaldo Júnior, evidenciou, durante a solenidade, a força da cultura para o desenvolvimento social e econômico do País. De acordo com ele, trata-se de um setor fundamental, no qual o Governo Federal tem trabalhado para que seja cada vez mais reconhecido. “Estar aqui, nesse momento, demonstra a importância que o Governo brasileiro dá à cultura”, disse.

Na oportunidade, o representante do Ministério da Cultura elencou alguns dos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão federal. “Do ano passado para cá, nós atingimos 100% dos estados brasileiros com recursos da cultura e 97% das cidades brasileiras. A lógica que a gente quer construir é uma lógica de política pública sistêmica de cultura. Não interessa a bandeira política da cidade. O que interessa é que o setor cultural existe e é um setor importante, pulsante e estratégico para a sociedade brasileira e o seu bem-estar”, pontuou Lindivaldo.

A produtora Cultural Carmelita Gomes representou a todos os homenageados e sua fala transcrevemos na integra;

Senhoras e senhores, boa tarde,

É com grande honra e alegria que me dirijo a todos vocês nesta ocasião tão especial, onde celebramos o talento, a dedicação e o compromisso dos trabalhadores da cultura e do audiovisual de Goiás. Hoje, reconhecemos e homenageamos aqueles que, com seu trabalho incansável e apaixonado, enriquecem a vida cultural de nosso estado e promovem o desenvolvimento das artes e da cultura em todas as suas formas.

Em nome do Deputado Estadual Mauro Rubem e da Assembleia Legislativa de Goiás, é um privilégio conceder o Prêmio do Mérito Legislativo a cada um de vocês. Este prêmio é um reconhecimento merecido pelo impacto significativo que vocês têm em nossa comunidade, por meio de suas contribuições no campo cultural e audiovisual.

A cultura é a essência de nossa identidade, e vocês, como trabalhadores culturais, são os guardiões dessa essência. Vocês são aqueles que, através da arte, da música, do teatro, da dança, do cinema e de tantas outras formas de expressão, nos ajudam a entender quem somos e a celebrar nossa diversidade. Vocês trazem à tona histórias que precisam ser contadas, dão voz aos marginalizados e criam espaços de reflexão e transformação.

Entre os homenageados de hoje, temos pessoas como Talita Atahalpa, uma produtora cultural cuja trajetória é um exemplo brilhante de inovação e compromisso. Desde 2015, Talita Atahalpa tem gerido o Criativa Studio Cultural, um espaço multifacetado que se tornou um verdadeiro centro de criatividade e expressão artística em Senador Canedo. Com iniciativas como o Cineclube Curta Canedo Itinerante, Cinema nas Escolas e o Curta Canedinho primeiro festival Infanto Juvenil genuinamente do Centro Oeste, além das produções audiovisuais, é granduanda em dança pela UFG, promove cinema, teatro, e eventos como saraus e exposições de arte.

TALITA ATAHALPA é Produtora Cultural, Jurada, Curadora, Apresentadora, atriz, coreografa, educadora, instrutora de oficinas na área cultural do cinema e da dança, Produtora cultural coordenadora do CURTACANEDO Festival de Cinema de Senador Canedo desde 2016.  Idealizadora do Projeto Cinema Nas Escolas e do Festival de Cinema Infantojuvenil de Senador Canedo. Formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, foi presidente da Brazucc – Brazilian Culture Club na Universidade Estadual de Nova York em 2015 durante seu intercambio. Têm domínio de ferramentas tecnológicas necessárias à produção de curtas-metragens. É trabalha em prol da difusão da cultura e educação de forma Inclusiva e diversa.

Talita Atahalpa se ombreou comigo e tem feito uma diferença tangível em nossa comunidade para a democratização do acesso à cultura.

Quero enaltecer tambem a pessoa da Ana Paula – Atriz com sindrome de Down – que é multiculturalista atuando em várias areas do saber artistico e que aqui hoje será Dignamente homenageada.

No campo do audiovisual, celebramos aqueles que, através de suas lentes, capturam a essência de nosso tempo e espaço, documentando nossas histórias e criando novas narrativas. O trabalho de vocês é fundamental para preservar nossa memória cultural e inspirar futuras gerações. A realização do Curta Canedo 2020, por exemplo, destaca a capacidade de adaptação e inovação, mesmo em tempos de pandemia, promovendo o cinema e colocando Goiás no cenário cultural nacional.

Vocês, trabalhadores do audiovisual, têm o poder de moldar percepções, provocar discussões e influenciar mudanças. Seu talento e dedicação são a base de uma indústria que não só entretém, mas também educa e inspira. Vocês são os cronistas visuais de nossa sociedade, e seu trabalho é essencial para a nossa compreensão e apreciação do mundo ao nosso redor.

Hoje, ao receberem o Prêmio do Mérito Legislativo, saibam que este é apenas um pequeno reconhecimento de um trabalho imenso e significativo. Vocês são verdadeiros heróis culturais, e suas contribuições são inestimáveis para todos nós.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar nossa profunda gratidão ao Deputado Estadual Mauro Rubem. Sua iniciativa de reconhecer e homenagear os trabalhadores da cultura e do audiovisual de Goiás através deste prêmio é uma demonstração de seu compromisso com o fortalecimento e valorização da nossa cultura. Deputado Mauro Rubem, sua dedicação e apoio são essenciais para o desenvolvimento cultural de nosso estado, e somos imensamente gratos por sua visão e liderança.

Em nome de todos os presentes, gostaria de expressar nossa profunda gratidão e admiração por tudo o que vocês fazem. Continuem a criar, a inovar e a inspirar.

O futuro da cultura e do audiovisual de Goiás é brilhante graças a vocês. Parabéns a todos os homenageados, e muito obrigado!  Carmelita Gomes – Produtora Cultural

FOTOS: FOTOS DA CERIMÔNIA – IMAGENS MAYCON CARDOSO

Agência Assembleia de Notícias

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.