Os Bispos continuam com o título de Bispo (a ordenação Episcopal é valida até a morte do mesmo, após ser concebida) porém não há ação para exercer o cargo no Governo da Diocese. Alguns permanecem ativos em ações humanitárias, pregações em retiros, atuam com palestrantes em seminários e palestras, podem até mesmo atuarem como Pároco.
A escolha do novo Bispo é feita pelo Papa, antes da escolha existe as indicações dos Bispos, para o Núncio Apostólico ( representante Diplomático do Vaticano no Brasil, na Arquidiocese de Brasília) que escolhe três candidatos ao posto, depois são enviados alguns nomes até a Congregação dos Bispos do Vaticano escolher entre um, se o Sumo Pontífice aceitar o nome escolhido, está eleito o novo Bispo. Desta forma foi escolhido o novo Bispo da Diocese de Goiás Dom Jeová Elias Ferreira.
É importante enfatizar algumas das principais ações de Dom Eugênio Rixen nos 21 anos de mandato como Bispo da Diocese de Goiás, segue abaixo as informações:
• Por dois mandatos, de 2003 a maio de 2011, foi presidente da Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
• Bispo referencial da Pastoral da AIDS.
• De fevereiro de 1999 a setembro de 2020 exerceu a função de diretor presidente do Hospital São Pio X em Ceres/GO.
• De janeiro de 2016 a setembro de 2020 exerceu a função de diretor presidente do Colégio Imaculada Conceição em Ceres/GO.
• Fundação da Chácara de Recuperação de Dependentes Químicos “Paraiso” na cidade de Goiás o que motivou a criação da Chácara Bom Pastor em Itapuranga/Go.
• Incentivou e ajudou na elaboração de material próprio para catequese da primeira eucaristia e crismal e o diretório diocesano de catequese.
• Ordenou 13 presbíteros e 10 diáconos.
• No Regional Centro-Oeste da CNBB foi bispo referencial para a pastoral catequética e pastorais sociais.
• Realização do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Catequética.
• Realização do Curso de Pós-Graduação em Animação Bíblica.
• Atento a participação dos leigos e leigas nos espaços eclesiais e políticos, a colegialidade, sinodalidade e ao cuidado com as questões sociais.
• Empenhou-se para que a diocese tivesse subsídio próprio para a novena de Natal em Família e encontros bíblicos para os grupos que se reúnem durante a semana.
A Celebração Eucarística da Ordenação Episcopal de Dom Jeová foi realizada no sábado (22/08), às 10 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida-DF (sede da Arquidiocese de Brasília). Devido a Pandemia a celebração contou com quantidade reduzida de pessoas. A missa foi presidida por Dom Sergio da Rocha, Cardeal Arcebispo de Salvador (Bahia) e Primais do Brasil.
A posse de Dom Jeová como Bispo de Goiás aconteceu no dia 13/09, às 10 horas, a celebração aconteceu na Catedral de Sant’Ana, na Cidade de Goiás. Concelebrada por Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB e de Uberaba/SP, padres da Diocese de Goiás e de outras dioceses, seminaristas, religiosas(os), além da participação dos coordenadores diocesanos das Pastorais, movimentos, serviços e fieis leigos/leigas representando as 25 paroquias da diocese. Estiveram presentes também o Governador do Estado de Goiás, Sr. Ronaldo Caiado e da Prefeita Selma Bastos.
Durante a celebração houve momentos marcantes, dentre eles a entrega do Báculo (Cajado), simbolizando a entrega do governo administrativo e pastoral da diocese a Dom Jeová. Outro gesto de grande relevância foi a entrega da Opção Fundamental, pela representante das Comunidades Eclesiais de Base-CEB’s, Maria Aparecida de Itapuranga-GO. A Opção Fundamental representa o objetivo e missão que a Igreja Particular de Goiás assume, o gesto de entregar ao novo bispo manifesta o desejo de que ele continue essa caminhada. Sendo assim, Dom Jeová Elias Ferreira se tornou oficialmente o 18.º Bispo da Diocese de Goiás.
Fonte e Colaboração: Pastoral da Comunicação Diocese de Goiás (PASCOM)
Higor César Ferreira-Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás
Be First to Comment