Press "Enter" to skip to content

CINEMA: Primeiro longa-metragem de animação goiano, A ILHA DOS ILÚS, é indicado ao Prêmio Grande Otelo, maior premiação do cinema nacional”

Compartilhe

O filme de animação “A Ilha dos Ilus”, produzido em Goiás, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo, que homenageia os destaques do cinema brasileiro. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 28 de agosto, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e também será transmitida pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema (https://www.youtube.com/@academiabrasileiradecinema4656). Este é o primeiro longa-metragem de animação da história do estado a ser indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual goiana no cenário nacional.

O Prêmio Grande Otelo, anteriormente conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, é uma das principais honrarias do cinema nacional. Em sua edição de 2024, a premiação conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens de diversas categorias.

“A maior bilheteria de um filme goiano”

Dirigido por Paulo G. C. Miranda e produzido pela Mandra Filmes, “A Ilha dos Ilus” estreou nos cinemas comerciais em setembro de 2023, após passar por diversos festivais nacionais e internacionais. A animação, voltada para o público infantil de 5 a 12 anos, é a maior bilheteria de um filme goiano desde a retomada do cinema brasileiro, em 1995.

O filme conta a história de Pocó, um cachorro que, ao ser enviado para a família errada, precisa retornar à ilha onde tudo começou. Durante a aventura, Pocó se junta a um grupo de animais rejeitados para encontrar uma passagem secreta, enfrentando uma força maligna no processo. A animação aborda temas como diversidade, amizade e companheirismo, utilizando o humor para revisitar fábulas tradicionais.

A trajetória de “A Ilha dos Ilus” inclui participações em 17 festivais nacionais e internacionais, com prêmios de Melhor Longa de Animação e Melhor Desenho de Som no 7º Five Continents International Film Festival, na Venezuela, e o título de Best Feature Animated Film no Moscow International Children’s Film Festival, na Rússia.

A Mandra Filmes, produtora responsável pelo longa, comemora 22 anos de atividades, com um histórico de quatro séries de animação, mais de 10 curtas-metragens e diversas co-produções. A empresa goiana tem se destacado no cenário audiovisual, com exibições de seus trabalhos em plataformas como Prime Video, Telecine, TV Cultura e TV Brasil.

“A Ilha dos Ilus” é distribuído pela Elo Studios e foi produzido com o apoio de recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual, além de patrocínios e apoio da Secult Goiás, por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Goyazes.

_________
Serviço:
Longa-metragem de animação goiano “A Ilha dos Ilus” é indicado ao Prêmio Grande Otelo (antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro)

DATA da cerimônia de premiação: 28 de agosto de 2024 (4ª feira) – 21h
Local: Cidade das Artes / Rio de Janeiro

*Com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil – que estará com sinal aberto para não assinantes dentro do Globoplay – e pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema (https://www.youtube.com/@academiabrasileiradecinema4656)

Assessoria de imprensa:
Ana Paula Mota | 62 9941 5464 | anapaulamota@gmail.com
Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759 | njunqueiraribeiro@gmail.com

UM RESUMO DO FILMES

A ILHA DOS ILÚS

Pocó, que está pronto para nascer e viver seu melhor dia de cachorro, até ser enviado a uma família errada e precisar voltar para a ilha onde tudo começou. Mas Pocó não desiste facilmente e fará de tudo para encontrar uma passagem secreta, com a ajuda de um grupo de animais rejeitados – ele só não prevê que uma força maligna também estará em busca desta passagem.

FICHA TÉCNICA

Estado: Goiás

Ano de Produção: 2022

Duração: 85 minutos

Produção: Ricardo de Podestá, Paulo G.C. Miranda e Thiago Camargo por Mandra Filmes

Distribuidora: Elo Studios

FINALISTAS

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO: Ricardo de Podestá, Paulo G.C. Miranda e Thiago Camargo por Mandra Filmes

*Som direto, edição sonora e mixagem concorrem juntos na categoria MELHOR SOM.

INDICADOS

Primeira Direção de longa-metragem: Paulo G. C. Miranda

Roteiro Original: Paulo G. C. Miranda

Direção de Arte: Ricardo de Podestá e Paulo G. C. Miranda

Efeito Visual: Paulo G. C. Miranda, Guilherme Rossinny e Renan Oliveira

Montagem: Paulo G. C. Miranda e Renan Oliveira

Som Direto: Thiago Camargo e Guilherme Nogueira

Edição Sonora: Thiago Camargo e Guilherme Nogueira

Mixagem: Thiago Camargo

Trilha Sonora: Thiago Camargo e Giovani Maia

*Som direto, edição sonora e mixagem concorrem juntos na categoria MELHOR SOM.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.