A Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da cidade de Goiás, há 50 anos vem se firmando como baluarte, coluna fortificada de artes visuais em Goiás.
Instalada em 18 de maio de 1968, esta Instituição é referência, dando continuidade, formando gerações quem vem se dedicando e consequentemente, prosseguimento com este valoroso patrimônio vilaboense.
A Escola recebe inúmeros visitantes, que se encantam com o trabalho ali realizado e também com o prédio de arquitetura histórica colonial(a pouco tempo reformado), muito bem preservado e cuidado. Ali são ministrados cursos de desenho, pintura, escultura, modelagem, teatro infantil e adulto, entre outros.
A equipe gestora é composta pela artista plástica e documentarista Marly Mendanha na direção, e por Marly Campelo como secretária. A equipe de professores está assim composta : Auriovane D’Ávila, Luiz André Riccelli, Elga Damaceno, Ari Bastos, Zeis Teixeira, Edinária Beltrão, além dos voluntários como Alba Peres, Denis Sampaio, Lívio Costa e Madalena Oliveira. Dentro da programação dos 50 anos, há várias atividades acontecendo, com o apoio de amigos, parceiros e da comunidade vilaboense.
Neste mês de setembro, em homenagem à grande artista Goiandira do Couto, que foi uma das fundadoras da Escola, está sendo programado um momento cultural em parceria com a Cia Express’Arte, por meio do Ponto de Cultura Imagem da Memória e Projeto Drama Volátil que tem o cineasta Lázaro Ribeiro como coordenador.
Higor César Ferreira
Repórter da Cidade de Goiás
Be First to Comment