Press "Enter" to skip to content

160 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS RETRATADA NO MUSEU

Compartilhe
   A Cidade de Goiás abriga o 6º BPM da Polícia Militar, um dos mais antigos batalhões da Polícia militar há 160 anos, e dentro do espaço do batalhão está o museu que antes residia em Goiânia e em 24 de Março de 2005 foi transferido pra Cidade de Goiás, considerando os fatos de que a Cidade recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade e por ser a antiga Capital do Estado. O museu só foi regulamentado em 2 de outubro de 2007.
    O acervo do museu conta com duzentas peças, e com materiais fotográficos e documentos, o acervo do museu é divido em salas e em breve terá os automóveis que estão em Goiânia e serão expostos depois da reforma do Batalhão.
   A primeira sala é o antigo armazém (onde se comercializava alimentos para os militares) e hoje é a sala de comunicação e tecnologia tudo com aparelhos, livros e documentos da época.
   A segunda sala é a antiga entrada sala de entrada do Batalhão, hoje funciona como acervo de fardamentos e condecorações. Além guardar vários livros feitos pela Goianira do Couto que foi a primeira Professora 6º BPM, onde lecionava para os militares.
    A terceira sala do Museu era o antigo Xadrez, onde os militares que cometiam algum crime ou desordem eram punidos com a prisão neste local, é nessa sala também que está a galerias de armas muitas delas vindo de vários lugares.
    A quarta sala de acervos, abriga a galeria da Banda de música do 6º BPM, onde ficam expostos instrumentos musicais e os fardamentos dos músicos que participaram da Banda da Policia Militar.

   Visitar o museu da PMGO é conhecer a Cultura e a História da Cidade e do Estado de Goiás, onde passaram grandes heróis da Polícia Militar, e pessoas que deixaram seus legados ao serviço público.

Higor César Ferreira
Repórter da Cidade de Goiás

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.