Essa receita foi aperfeiçoada pelo meu pai, João Batista Rosa, do mesmo jeito que minha avó Maria Aparecida Rosa fazia. Lembrando que no próximo domingo é o comemorado o dia dos pais, todo segundo domingo de agosto. trouxe uma receita da minha família, no Estado de Goiás.
Confira os ingredientes e o modo de fazer desta receita de rabada com mandioca
3 kg de rabo bovino cortado nas juntas certinhas. Apare com a faca o excesso de gordura, limpando.
Afervente uma vez tirando a água e lavando bem.
Refogue no óleo (4colheres de sopa) com: alho, sal, pimenta malagueta, pimenta do reino. e uma pitadinha de açafrão da terra.
Cubra com água e cozinhe bem (30 min na pressão).
Desligue, retire o caldo e leve ao congelador. Deixe por 40 minutos. A gordura boiará e virará uma manteiga compacta. Retire, jogue fora, agora volte o caldo (sem gordura, pois você a retirou completamente) pra panela de pressão junte a rabada, e um kg de mandioca crua, cascada, lavada e picada.
Adicione um pimentão verde picado.
Cozinhe até ficar macio, mais uns 30 min na pressão.(abra e veja o ponto que você prefere)
Acerte o sal, salsinha e cebolinha a gosto.
Acompanha com arroz branco.
Foto do acervo de Rafael Lino Rosa
Rafael Lino Rosa é colunista do Jornal Imprensa Criativa, responsável pela coluna “Cantinho da Culinária Goiana”. Toda semana ele fala sobre a gastronomia do Estado de Goiás, mostrando o melhor da culinária.
Professor Dr. Rafael Lino Rosa é goianiense, é Filósofo com licenciatura plena pela UCG. É mestre e Doutor em Ciências da religião pela PUC-GO. Além de Teólogo , pesquisador, e escritor com quatro livros publicados sobre a religiosidade do povo Goiano e do Vilaboense. Possui uma página no Facebook desde 2013, destinada a troca de conhecimento sobre a cultura goiana. “O Cantinho Goiano” Gastronomia, Artes e Cultura. Com mais de 20 mil membros. Rafael Lino Rosa é Comendador do Estado de Goiás pela Ordem do Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados continuamente sobre a cultura do estado. Foi colaborador da Obra Cozinha Goiana de Bariani Ortencio tendo receitas de suas pesquisas publicadas nas últimas edições do livro. Atualmente é professor da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás, cronista e colaborador em diversos jornais e periódicos no Brasil. Reside na Cidade de Goiás.
Comments are closed.