Deustsche Kolonie Uvá – (1924-2024)
Depois de um longo trajeto, passados 100 anos da primeira chegada de colonos ao Brasil em 25 de julho de 1824, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, desembarcava mais uma remessa de imigrantes no Rio de Janeiro, com destino à Goiás em 1924 pela estrada de ferro até a estação Caraíba (município de Vianópolis- GO), os alemães a muito custo chegaram à cidade de Goiás não se sabe se a pé, ou de carro de boi ou em cima de uma mula, a antiga capital do estado, em busca de uma nova vida em terras distantes instalando na Colônia dos Alemães, as margens da GO-070 entre a cidade de Goiás e Itapirapuã.
Instalou também na antiga capital em 1925 a primeira legação estrangeira para dar apoio a delegação estrangeira, somente em 1931 foi efetivado o Consulado da Alemanha, cuja sede próxima a Catedral do Rosário. Instalou em Goiás 98 famílias alemãs. A lei n.124 de 23 de julho de 1896 autorizava ao executivo fazer a concessão gratuita de terras devolutas de 50 a 150 hectares aos trabalhadores agrícolas nacionais e estrangeiros que se dispusessem a ocupar e cultivar o solo goiano.
Na época o nazismo de Hitler dominava a Alemanha, segundo cartas e manuscritos da época guardadas pela família Herwig, pode-se notar que toda correspondência que saía da Alemanha saudavam o ditador. Os que não se adequaram ao clima, condições de vida e outros motivos migraram para o Rio Grande do Sul, sendo que boa parte residiu na colônia, deixando seus descendentes, até o último dia de vida, como conta o sr. Horst Herwig de 82 anos que guarda memórias claras da época.
Em 2024, a Colônia de Uvá, comemorará os 100 anos de fundação e o centenário da imigração alemã em Goiás. Em 2023, o pesquisador Matheus Nunes lançou no Palácio Conde dos Arcos a abertura desta comemoração homenageando a Colônia de Uvá com a exposição fotográfica “Os Alemães em Goiás – Família Herwig”. Neste artigo agradeço os parceiros/as que contribuíram com esta importante pesquisa: Michele Herwig, Luís Fernando Herwig, Alfredo e Ernesto Herwig, Horst Herwig e Profª Dra. Maria Helena de Oliveira Brito.
Duas personalidades da época que contribuíram com esforço e dedicação ao povo alemão: Arthur Hermann Wascheck – Primeiro Vice Consul da legação da Alemanha, mais tarde foi nomeado cônsul e Hubert Knipping foi a primeira autoridade alemã a visitar Goiás em 1929 a conhecer a vila dos alemães no sertão do Brasil. No Brasil, a comunidade alemã comemora os 200 anos da chegada dos alemães no Brasil. Poder contar histórias de pessoas é muito mais que resgatar uma memória, é reverenciar seus costumes, sua língua, e suas trajetórias.
Ein Hoch auf das deutsche Volk( saudação ao povo alemão).
Texto por Matheus Nunes
Foto da Família Herwig na Colônia de Uvá, acervo: Família Herwig.
Matheus Nunes da Silva Brito é o responsável pela coluna “Cultura Goiana na Mídia”. Ele fala sobre cultura, tradição e turismo do Estado de Goiás.
Matheus Nunes da Silva Brito é escritor e pesquisador, natural de Matrinchã/GO, sócio nas instituições ICEBE/CILA/GLG/Alcanorte e UBE-GO.
Comments are closed.