Press "Enter" to skip to content

Transferência da capital, entrega título de cidadão vilaboense e enceramento do Circuito Gastronômico com show da Elba Ramalho, veja o que aconteceu na Cidade de Goiás, na segunda-feira(22/07)

Compartilhe

Nesta segunda-feira(22/07) a Cidade de Goiás, primeira capital do Estado de Goiás, foi palco de três eventos:

    • O primeiro evento desta data foi a solenidade de transferência da capital do Estado de Goiás, de Goiânia para Goiás, o evento foi realizado na porta do Palácio Conde dos Arcos, local que foi sede do poder executivo do Estado de Goiás por mais de 200 anos, na Cidade de Goiás, antiga Arraial de Sant’Ana e Vila Boa de Goyaz.

Este evento iniciou ás 17h30min, com desfile militares das policias e bombeiros militares, logo em seguida, houve fala presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Alberto França, e procurador geral de Justiça do Estado, Cyro Terra, os dois representando o poder judiciário.

O Deputado Estadual Wagner Neto representou a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, elogiando essa transferência e o trabalho do Governador.

O vice-governador, Daniel Vilela esteve presente também, em fala ele falou da importância deste evento começar no final da tarde, mostrando a beleza do Palácio Conde dos Arcos e o por do sol em Goiás. Antes, a transferência era realizada pela manhã.

O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, fez um resumo das obras e investimentos que fez no Município de Goiás. Ele garante que vai investir ainda mais em Goiás, em dezembro vai inaugurar a Catedral de Sant’Ana e começar em breve a reforma do Palácio Conde dos Arcos.

    • O segundo evento da noite aconteceu no Sesc Vila Boa, o hotel recebeu a sessão solene de entrega do título de cidadão vilaboense ao presidente nacional do sistema CNC, o Sr. José Riberto Tadros. A sessão solene foi realizado pela Câmara Municipal de Goiás, presidida pelo presidente da Câmara, Ziwilmar Maria Dantas- Tizil, contando com a presença do governador Ronaldo Caiado, vice-governador, Daniel Vilela, autoridades locais e o presidente do Fecomércio-Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi.

O homenageado, José Roberto Tadros, expressou sua alegria de receber esse título de cidadania vilaboense:

”Estou recebendo o título de cidadão patrimônio da humanidade”, brinca Trados, fazendo alusão ao título da UNESCO, de Patrimônio da Humanidade, que Cidade de Goiás recebeu em 2001.

    • O ultimo evento da noite, foi o show da cantora Elba Ramalho, na Praça de Eventos Dr. Boadyr Veloso, iniciando ás 22h. Este show fez parte do 1° Circuito Gastronômico da Cidade de Goiás, encerrando com chave de ouro o festival.

Transferência dos três poderes da capital do Estado de Goiás é histórico e cultural

A Cidade de Goiás deixou de ser capital do Estado de Goiás em 1937, quando Goiânia foi planejada para ser a capital de Goiás. São três dias de instalação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A transferência da capital, de Goiânia para Goiás, acontece desde 1961, idealizada pelo então governador da época, Mauro Borges, filho do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. No ano de 1978, no governo de Ary Valadão foi cancelado a solenidade de transferência, sendo reinstituído em 1984 por lei, pelo governador Iris Rezende.  

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos- Higor César e Igor Soares

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.