Press "Enter" to skip to content

Tradicional Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás foi realizada após dois anos 

Compartilhe

Devido a Pandemia da covid-19 as edições de 2020 e 2021 não puderam ser realizadas, neste ano os Farricocos saíram as ruas de pedras da antiga capital do estado de Goiás, em 13/04, como de costume na quarta-feira da Semana Santa.   

Conversamos com o Rodrigo dos Santos e Silva (conhecido com Rodrigo Passarus), Presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT, entidade organizadora da Procissão, ele nos contou como foi a retomada:  

 ‘’ Esse ano trouxemos algumas modificações em relação a parte de logística e figurino, devido a Pandemia, das pessoas terem ficado muito tempo sem fazer exercícios, as marchas foram mais compassadas.’’  

 ‘’ Fizemos uma homenagem as milhares de vidas que foram ceifadas pela Covid-19 no mundo inteiro, um Farricoco preto simbolizou todas as vítimas.’’  

O Farricoco preto não participou da Procissão pelas ruas de pedra, porém ele sobre as escadas da Igreja de São Francisco de Paula (o local simboliza o Monte das Oliveiras) e toca o instrumento matraca.  

Segundo Rodrigo Passarus, foram estimadas 60 mil pessoas presentes na Procissão do Fogareú, neste ano de 2022 

A figura do encapuzado que sai as ruas na Semana Santa foram trazidos pelo povo da península Ibérica (onde está Portugal e a Espanha), A procissão é comum também em algumas Cidades coloniais do Brasil, o que difere são os nomes em cada localidade, as roupagens, a data da Procissão e as cores dos Farricocos ou penitentes.  

Segundo o pesquisador Professor Dr. Rafael Lino e Provedor da Irmandade do Bom Jesus dos Passos diz que:  

‘’ O Fogaréu da forma que é hoje começa em 1965. Porém a figura de um encapuzado que saia as ruas era comum desde as primeiras Semanas Santas, desde a fundação da cidade em 1745 mais ou menos. Carecemos de fontes comprobatórias históricas como documentos. O documento mais antigo traz a data 1745.’’  

‘’ Em 1965 houve um resgate do que havia sido esquecido, para atrair turistas a cidade. A Igreja entra claro no caráter catequético do que se encena ali e está presente no Sermão da captura do Cristo do alto da São Francisco de Paula.’’ Explica o atual Provedor da Irmandade dos Passos na Cidade de Goiás.  

A Procissão do Fogaréu da Cidade de Goiás contém vários simbolismos e singularidades, entre eles estão os 40 Farricocos que simbolizam os quarenta dias da Quaresma, as diversas cores das túnicas para ter um destaque à noite, o Farricoco de branco é o único desta cor e representa o chefe da guarda do Rei Herodes, a Igreja de São Francisco de Paula( sede da Irmandade ) representa o Getsêmani( início do Montes das Oliveiras onde Jesus foi preso), Jesus é representado por um pintura feita pela bisneta de José Joaquim da Veiga Vale, Maria Veiga. 

‘’ O Farricoco vinho toca o clarim ao se sobrepor a multidão, anunciando a prisão de Cristo.’’ Relata o Pesquisador Prof. Rafael Lino sobre o momento em que é anunciado a prisão de Cristo. 

Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.