Press "Enter" to skip to content

Sucesso do personagem goiano Cabeça Oca é ligado a Cora Coralina

Compartilhe

O personagem de Christie Queiroz ganhou notoriedade nacional e internacional com o livro “Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina.”

Christie sempre teve um público cativo com suas tirinhas e histórias de seus personagens da Turma do Cabeça Oca, que inclusive são os personagens infanto-juvenil mais famosos do estado de Goiás, antes ele era famoso somente no estado, até que através da amizade com o escritor Ziraldo, Christie participou de um prêmio, mas ele não ganhou. O autor do personagem Cabeça-Oca se reuniu com os organizadores do evento:

“ Disseram pra mim que eu não ganhei porque sou de Goiás, e não do eixo Rio-São Paulo, fiquei pensativo e fui embora. Depois fui conversar com alguns alunos de uma escola de Goiânia e pensei: Eu tenho talento, preciso usar isso para mudar essa história do nosso estado., conta Christie 

Ele teve a ideia de fazer algo relacionado a Cora Coralina, já que a poetisa é conhecida internacionalmente, o ícone do estado de Goiás, então ele criou um conto com o Cabeça Oca e Cora Coralina, de 2005 pra 2006, então ele foi pra cidade de Goiás pesquisar sobre o local e sua histórias.

Ele não encontrava a família da poetisa, para pedir autorização para o projeto, até que um amigo indicou a filha de Cora, a Vicência Bretas Tahan.

Eu levei o rascunho pra filha de Cora em Goiânia, ela adorou, mas disse que nenhuma poesia era de Cora, eu tinha pegado as poesias da internet. Falei pra dona Vicência que confiava na internet até esse momento, ela me presenteou com um livro de poesias/ poemas de sua mãe., relata o escritor.

A partir deste momento ele mergulhou nas ilustrações: Ruas de pedra, Museu Casa de Cora Coralina. 

No ano de 2008, ele lançou o livro em Goiânia, em uma noite chuvosa, no local ele fez uma cidade cinematográfica com a Ponte da Lapa, Casa de Cora Coralina e teve também desfile de roupas infantil.

“ No ano de 2009, eu ganhei o Best-Seller com o livro Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina, mais de 30 mil livros vendidos. O pessoal se interessa muito por Cora, a procura é muito grande no Rio  de Janeiro, São Paulo e Nordeste., descreve o autor do Cabeça Oca.

Pouca vezes eu coloquei a Cora Coralina nas tirinhas de jornais e veículos de comunicação., conta Christie.

Em 2016, estreou o espetáculo teatral Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina, em Goiânia, passando por Palmas-Tocantins, Brasília, Rio Verde e Jataí. O espetáculo emocionou uma mineira, amiga da esposa de Christie e até a família de Cora assistiu a peça teatral, o espetáculo volta em 2026, completando 10 anos.

Outros livros exaltando a goianidade 

O livro Turma do Cabeça Oca em Goiânia, Turma do Cabeça Oca em Aparecida de Goiânia, Turma do Cabeça Oca: Resgate da História de Goiás, Turma do Cabeça Oca: O Tesouro Escondido, Turma do Cabeça Oca: O Mourinho das Cavalhadas, Turma do Cabeça Oca em Terra do Ronca.

Novidades

Segundo o autor da Turma do Cabeça Oca, Christie Queiroz:

Em breve teremos animações e filme da turminha., destaca o autor e design gráfico

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos do acervo do Christie Queiroz

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.