Press "Enter" to skip to content

Novo prédio do COTEC Goiandira Ayres do Couto tem espaço mais amplo pra atender Goiás e região

Compartilhe

A unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás na cidade de Goiás foi inaugurada no dia 28 de julho, fazendo parte da programação da transferência simbólica da capital, gerido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Retomada e pelo CETT E RTVE da UFG O prédio está todo atualizado e mais tecnológico, contendo mais salas de aulas, laboratórios, auditório, biblioteca estacionamento, todo espaço tem acessibilidade, além de um espaço para as crianças, quando os pais forem fazer os cursos tem onde deixa-las com confortoLeia a entrevista com a diretora do COTEC Goiandira Ayres do Couto, Adriana Bezerra, o coordenador de extensão desta unidade, Lancello Rosário, uma das colaboradoras que atualmente está na biblioteca, Geny Almeida e uma das alunas, a Marilia Marques, que já estudou na Unidade antes da reforma e voltou para fazer mais um curso. Diretora Adriana, quais são as novidades da estrutura do novo prédio do Cotec ?

– São 2.800 metros de área construída, pensada para a população vilaboense, com toda acessibilidade em todas as salas. Nós temos energia fotovoltaica, porque o prédio, daqui a uns dias, vai ser autossustentável. Atualmente nós somos 17 unidades em todo o estado e a cidade de Goiás foi presenteada com essa sede nova. As nossas formações são na capacitação e na qualificação e temos também os cursos técnicos.

Adriana, qual a faixa etária mínima para poder participar dos cursos ?

– Nós temos os cursos para jovens de 14 anos, que são chamados de cursos de aprendizagem e de 16 anos acima, para essa faixa acima são cursos voltados para o empreendedorismo. Porém, os cursos técnicos exigem ter a idade mínima de 18 anos.

Diretora, queremos saber quais cursos o COTEC oferece ?

– Nós temos o curso técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, técnico em vestuário, técnico em gastronomia. Então são cursos que têm, na maior parte, uma carga horária suave, de 40 horas, 80 horas, 320 horas e que a pessoa pode fazer rápido e levar a empreender. 

Adriana, quais lugares vocês atendem além da cidade de Goiás ?

A nossa unidade, o Cotec Goiandira Ayres do Cotec, atende a população não só da cidade de Goiás. Nós atendemos também as cidades de Faina, Aruanã, Araguapaz, Britânia, Matrichã, Jussara. Nós estamos também nos distritos de Buenolândia, a nossa Barra, e no distrito de Águas de São João.

Diretora Adriana, tem alguma novidade importante que você possa falar, algo relacionado a acessibilidade ?

A nossa população, na maioria, são mulheres, acima de 39 anos. A gente tem acessibilidade em todas as salas, em todos os locais aqui. Inclusive, temos um espaço para os filhos das mães que não tem com quem deixar o filho, nós temos uma sala multididática, vamos ter o profissional para atender essas crianças.  A mãe vem e faz o curso, pode deixar a criança lá e depois ir embora.Marilia, você já estudou nesta instituição, quais cursos você fez e qual curso está fazendo agora ?

– Eu fiz o curso de técnico de enfermagem, de confeitaria e agora estou fazendo de informática básica. Em breve pretendo fazer mais.

O que você achou do novo prédio Marilia ?

Para a população, eu sei que a Cotec deve ser muito importante, porque ajuda muito. Quando eu fiz os outros cursos, não tinha um prédio específico, então as dificuldades maiores foram em questão de laboratório. Agora tem todo um espaço maior, tem mais materiais.Geni, vai haver mais acervos de livros na Biblioteca da COTEC ?

– A gente está começando agora a chegar aos acervos, temos acervos específicos nas áreas dos cursos que vão acontecer aqui. Também nós temos a biblioteca virtual.

Essa biblioteca virtual é aberta ao público ?

Essa biblioteca virtual, só os alunos que estão matriculados têm acesso, porque entra pelo SIGA, através do CPF. A Biblioteca virtual, você tem acesso aonde você estiver.Lancello é coordenador de extensão do COTEC Goiandira Ayres do Couto, ele convidou a população para fazer os cursos

– O Cotec é nosso, o Cotec é a preparação para o mercado de trabalho, a qualificação profissional. Venham comunidade fazer parte do Cotec. Estamos aqui preparando todo o espaço, com o maior carinho possível, para atender a comunidade da unidade Goiandira Ayres do Couto.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.