Press "Enter" to skip to content

Mossâmedes completa 248 anos de história com shows 

Compartilhe

A cidade também comemora no dia 14 de novembro 69 anos de emancipação política, em 1953 se tornou município 

Os festejos começam neste sábado (12/11) e encerra segunda-feira (14/11), todos os shows devem acontecer em um palco montado na Praça Acylino Luiz Pereira, no centro da cidade. Haverá também a tradicional ‘’Feirinha da Terra’’, com praça de alimentação. 

Os shows com Montenegro e Rick e Renner agitam a primeira noite do evento, a partir das 22h. No domingo (13/11) haverá três shows, com André & Andrade, Yan & Alex e Matheus Mattos & Thiago, também a partir das 22h. 

Na data de aniversário do município, na segunda-feira (14/11) os shows com Andreza & Diego e Arnaldo começam após a cerimônia de celebração do aniversário de Mossâmedes, contando com a presença de autoridades da cidade e do estado, entre eles o Prefeito Cassim e a vice-prefeita Marta Caetano. 

Gabriel Reis, Secretário Municipal de Administração de Mossâmedes e responsável pela assessoria de comunicação falou sobre a quantidade de pessoas que são esperadas para essa festa, depois de dois anos sem acontecer, devido a pandemia da covid-19.

”A estimativa de público para a festa em comemoração ao aniversário da cidade, é de 7 mil (sete mil) pessoas; dentre esse público, além das pessoas da cidade, visitantes de municípios vizinhos e mossamedinos que moram fora, também são aguardados.’’ 

Contexto Histórico 

A comunidade teve início em 1755, com a denominação de Aldeia de São José, fundada para servir de habitação dos índios AKROÁS e NAUNDÓS.  

Isso porque em 1774 foi reerguida com edificações pelo então Governador da Capitania de Goiás e Capitão-General, D. José de Almeida Vasconcelos Several de Carvalho, Barão de Mossâmedes, para sua residência e local de escravização dos índios KAIAPÓS. Com isto, passou a denominar-se Aldeia de São José de Mossâmedes.  

Os Índios trabalhavam e eram catequizados por Damiana da Cunha, que, sendo índia, conseguia atraí-los para a aldeia. Ali, eles eram submetidos a uma vida estranha a sua natureza de habitantes das matas. Eram obrigados a realizar o trabalho dos brancos e a se adaptar ao meio deles numa convivência que não os agradava.  

Em 1º de setembro de 1780, o Bispo do Rio de Janeiro, D. José Joaquim Justiniano Mascarenha Castelo Branco, sob cuja jurisdição estava a Capitania de Goiás, criou a Freguesia de São José de Mossâmedes, desligando-a da vizinha Cidade de Goiás.  

Criação do Distrito 

Em 31 de julho de 1845, pela Lei Provincial nº6, foi criado o Distrito de São José de Mossâmedes, passando a pertencer ao Município de Goiás.  

Pelo Decreto-Lei nº1.233 de 31 de outubro de 1938, passou a denominar-se, somente Mossâmedes.  

 

 

 

Emancipação Política  

Mossâmedes foi elevada à categoria de Município, em 14 de novembro de 1953, quando entrou em vigor a Lei Estadual nº772 de 14 de novembro de 1953, que criou o Município de Mossâmedes.  

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa 

Fonte: Prefeitura Municipal de Mossâmedes

Fotos cedidas gentilmente pela Prefeitura Municipal de Mossâmedes

 

 

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.