O Festival de cinema feminino Pode Ponto Cine, criado para oferecer espaços de exibição, formação e discussão do cinema feito por mulheres, que foi sucesso em sua primeira edição que aconteceu em maio de 2024, em Goiânia, ganha agora uma versão itinerante pelo interior do estado Goiano. O Primeiro Festival Pode Ponto Cine itinerante terá como primeiro destino a cidade de Cavalcante, no coração da Chapada dos Veadeiros.
O evento acontece de 02 a 04 de agosto e, diferente da edição da capital, irá contar com um desafio de cinema feito em 24 horas. Nele, equipes de qualquer lugar do planeta serão desafiadas a criar um filme Curta-metragem no período de 24 horas.
O modelo de desafio de cinema, muito comum em festivais pelo mundo, chegou a Goiás em 2016 pelo “Festival Go Film” e agora ganha uma roupagem que valoriza o cinema feminino com o “Festival Pode Ponto Cine”.
Desafio
Para se inscrever a equipe precisa ter 3 integrantes maiores de 18 anos, onde pelo menos uma delas deve ser mulher. Esta mulher deverá obrigatoriamente preencher a função de Direção, Roteiro ou produção. A inscrição é online e gratuita. O início do desafio será na sexta-feira 02 de Agosto pontualmente as 19 horas, onde nas redes sociais do festival, serão divulgados 3 itens obrigatórios que deverão constar no filme. A partir daí, as equipes terão exatas 24 horas para produzir, gravar, editar e enviar os filmes até as 19 horas do dia 03 de Agosto.
Os filmes que cumprirem todos os requisitos do regulamento já estarão pré-selecionados para participar da mostra competitiva que irá distribuir entre os melhores filmes o troféu “Pipoca de Ouro” e um prêmio de R$ 2 mil reais ao grande vencedor do festival.
Uma câmera e uma ideia
A proposta do festival é estimular o surgimento de novos nomes no audiovisual, já que os filmes poderão ser gravados mesmo com a câmera de um celular. Para Kely Carvalho, Diretora do Festival “Iniciativas como estas são importantes para cineastas iniciantes, para que eles possam ter seu primeiro filme exibidos em uma mostra competitiva de um festival, estimulando assim o nascimento de novas diretoras, produtoras e roteiristas, o que fortalece o audiovisual feminino!”
Mentoria
As equipes participantes poderão contar (de maneira presencial ou remota) com a mentoria de um casal de diretores Baianos que irão ao Festival exatamente para trazer aos participantes aquela ajuda extra na hora de tirar uma dúvida, ou aprender uma técnica especial para a execução do filme. A mentoria (que será oferecida gratuitamente aos cineastas inscritos no desafio) contará com os premiados diretores Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter, da produtora independente Olho de Vidro que com 10 anos de atuação no mercado somam no currículo com seus filmes 62 premiações e mais de 350 seleções em festivais.
Oficinas
Além do desafio de cinema, os participantes do festival poderão aproveitar diversas oficinas gratuitas com temas como: Pilotagem de drone, som direto para cinema, maquiagem de efeitos especiais, produção de filmes de baixo orçamento e narrativa para filmes de terror.
Mostras
Além da mostra competitiva o festival irá contar com uma mostra paralela com uma seleção de filmes que participaram da I Edição do Festival em Goiânia além de uma mostrinha com filmes voltados para o público infantil.
Serviço
I Festival de Cinema Feminino Pode Ponto Cine – Edição Itinerante
Quando: 02 a 04 de agosto de 2024
Onde: Na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Cavalcante-GO
Informações/inscrições: Pelo perfil do instagram @podepontocine
-
Este Festival tem o patrocínio do Governo de Goiás/Secrult através Por: Aline Willik - Produtora e Jornalista
Comments are closed.