Press "Enter" to skip to content

Está acontecendo o I Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da cidade de Goiás

Compartilhe

A conferência está sendo realizada pelo IPHAN desde terça-feira(02/09) no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás e encerra na quinta-feira(04/09). O horário destes encontro é das 16h ás 21h

O evento tem como objetivo de formar uma comissão para gerir o patrimônio, desde 2001, quando a Goiás-GO foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO não tem um comitê para fiscalizar, opinar e discutir sobre esse titulo. 

A chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) em Goiás, Renata Galvão, explica sobre a importância deste seminário:

Então, a ideia é que no final desse seminário a gente tenha composto esse comitê gestor com representantes da comunidade, representantes institucionais. Então, por isso que a gente convidou, foi um evento aberto para que a comunidade participe e a gente construa uma organização participativa.”, explica a chefe do IPHAN em Goiás.

E esse grupo, que é um grupo representativo da sociedade de Goiás, tanto dos órgãos públicos como da sociedade civil, eles vão ter a função de monitorar, acompanhar, orientar, fiscalizar as ações, cobrar das instituições públicas referentes à preservação. Uma função muito importante na preservação e na manutenção desse patrimônio.. conclui Renata.

                                           Confira a programação completa abaixo:

                                                      Terça-feira(02/09):

Abertura: composição das mesas de autoridade
16:00 até 16:30min 
O que é Patrimônio Mundial e a realidade brasileira
16:30 até ás 17:00
Apresentação cultural
17:00 até ás 17:30
O que é Patrimônio Mundial no contexto internacional
17:30 até ás 18:30
Mesa Redonda: Patrimônio Cultural de Goiás
18:30 até 19:30
Coffee-Break
19:30 até ás 20:00
Oficina: Elaboração de diretrizes do Plano de Gestor do Patrimônio Mundial da Cidade de Goiás
20:00 até ás 21:00
Quarta-feira(03/09):
Lançamento de livros
16:00 até ás 17:00
Apresentação cultural
17:00 até ás 17:30
Palestra: As normas, a gestão compartilhada e as competências institucionais
17:30 até ás18:30
Mesa Redonda: Experiência de Gestão Compartilhada – Canteiro Modelo
18:30 até ás 19:30
Coffee-Break
19:30 até ás 20:00
Oficina: Mapeamento dos agentes para o Comitê Gestor do Patrimônio Mundial de Goiás
20:00 até ás 21:00
                                             Quinta-feira( 04/09 ):
Encontro de gestores culturais: Patrimônio Cultural, Economia Criativa e Turismo sustentável
16:00 até ás 17:00
Apresentação cultural
17:00 até ás 17:30
Palestra: Revisão da Portaria de Tombamento do Conjunto de Goiás – aproximações e diferenças ao reconhecimento da UNESCO
17:30 até ás 18:30
Plenária: Validação das Diretrizes de Gestão e da composição do Comitê Gestor .
18:30 até ás 19:30
Coffee-Break
19:30 até ás 20:00
Oficina: Construção da proposta de cronograma para elaboração do Plano Gestor.
20:00 até [as 21:00
Na mesa de abertura, o Superintendente do Iphan no Estado de Goiás, Gilvan Felipe, em fala ele  acentuou a importância de preservar o patrimônio, a partir de uma união entre sociedade civil e governos;

“A cidade de Goiás não pertence só aos Goianos, mas toda humanidade. Preservar não é impedir o progresso e antes de tudo é dialogar a modernidade com a história. A única saída é a gestão compartilhada, entre os governos, associações, sociedade civil, universidades e instituições de forma transparente.”, 

“Preservar a cidade de Goiás é preservar a cultura goiana e brasileira.”, destacando a importância da cidade de Goiás, com seus casarios, ruas de pedra e história acervada.

Um palestrante de Dubai, dos Emirados Árabes, um consultor da Unesco e alguns palestrantes especialistas em patrimônio participam deste importante evento.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.