A conferência está sendo realizada pelo IPHAN desde terça-feira(02/09) no Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás e encerra na quinta-feira(04/09). O horário destes encontro é das 16h ás 21h
O evento tem como objetivo de formar uma comissão para gerir o patrimônio, desde 2001, quando a Goiás-GO foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO não tem um comitê para fiscalizar, opinar e discutir sobre esse titulo.
A chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) em Goiás, Renata Galvão, explica sobre a importância deste seminário:
“Então, a ideia é que no final desse seminário a gente tenha composto esse comitê gestor com representantes da comunidade, representantes institucionais. Então, por isso que a gente convidou, foi um evento aberto para que a comunidade participe e a gente construa uma organização participativa.”, explica a chefe do IPHAN em Goiás.
“E esse grupo, que é um grupo representativo da sociedade de Goiás, tanto dos órgãos públicos como da sociedade civil, eles vão ter a função de monitorar, acompanhar, orientar, fiscalizar as ações, cobrar das instituições públicas referentes à preservação. Uma função muito importante na preservação e na manutenção desse patrimônio.”. conclui Renata.
Confira a programação completa abaixo:
Terça-feira(02/09):
“A cidade de Goiás não pertence só aos Goianos, mas toda humanidade. Preservar não é impedir o progresso e antes de tudo é dialogar a modernidade com a história. A única saída é a gestão compartilhada, entre os governos, associações, sociedade civil, universidades e instituições de forma transparente.”,
“Preservar a cidade de Goiás é preservar a cultura goiana e brasileira.”, destacando a importância da cidade de Goiás, com seus casarios, ruas de pedra e história acervada.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás







Comments are closed.