Há mais de duas décadas, a devoção a São Sebastião reúne familiares, amigos e vizinhos em uma casa da Vila República, na cidade de Goiás. A tradição é mantida por Maria de Lourdes Oliveira, que todos os anos realiza um terço em homenagem ao santo, sempre no dia 20 de janeiro, às 19 horas.
A reza acontece na mesma residência desde o início da promessa, localizada na Rua 1, onde Maria de Lourdes vive há muitos anos e de onde nunca se mudou. Segundo ela, a prática religiosa é uma herança de família, passada por seus pais, Onofro e Maria José, ambos devotos de São Sebastião.
“Essa reza é tradição, vem dos meus pais, principalmente da minha mãe. Ela sempre fazia. Quando ela faleceu, pediu para que algum dos filhos continuasse”, conta Maria de Lourdes.
Nos tempos da mãe, a celebração era ainda mais simples. Sem fogão, ela assava bolos em panela sobre a brasa para oferecer aos participantes. Após seu falecimento, a tradição chegou a ser realizada por outros membros da família, mas foi Maria de Lourdes quem assumiu definitivamente a promessa. Desde 2005, ela mantém o compromisso sem interrupções.
A cada ano, após o terço, os participantes são acolhidos com lanche ou jantar, preparado com a ajuda da família, de amigos, vizinhos e parentes. “Eu não faço sozinha. Todo mundo ajuda”, destaca a devota.
A condução do terço fica por conta das rezadeiras Sônia, Marlene, Zélia e outras que, segundo Maria de Lourdes, estão presentes todos os anos. A celebração é marcada pela fé, pela união da comunidade e pela gratidão. “Tudo o que eu peço a São Sebastião, ele me abençoa. Sou devota mesmo e vou continuar fazendo enquanto eu viver”, afirma.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás







Comments are closed.