O Sr. Agnelo Lourenço da Fonseca adquiriu uma propriedade na cidade de Goiás, em 17 de fevereiro de 1966, que mais tarde parte desse imóvel se tornaria a Vila Agnelo. O Sitio de número 3 estava localizado na Praça Santos Dumondt, Bairro João Francisco.
Na época o imóvel possuía uma área de 91.550,00m², equivalente a 9,155 hectares. Com o passar dos anos o local foi loteado, originando as ruas: 3, Agenor de Barros, Santa Cruz, Santa Fé, Santo Amaro e a Praça Jornalista Goiás do Couto em parte foi incorporada como rua da Vila Agnelo.
Segundo a filha mais velha do Sr. Agnelo, a Sra. Maria Silva ‘’ o local foi sendo chamado pelos moradores de Vila Agnelo gradualmente, só depois que oficialmente recebeu o nome.’’
Não foi encontrada uma data especifica em que a vila recebeu oficialmente o nome de Vila Agnelo, mas se sabe que o primeiro desmembramento do sitio aconteceu em 13 de março de 1967, o local seria próximo a rotatória do Bairro João Francisco.
Deste sitio só restou a sede e o lote de pouco mais de 1.000 metros quadrados, em dezembro de 2014 a residência foi vendida para outra família.
Reconhecimento
O Sr. Agnelo recebeu duas importantes premiações pelos relevantes serviços prestados à comunidade vilabelense, antes do seu falecimento em 13 de maio de 2008, são elas:
- Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais importante honraria do Estado de Goiás, ele recebeu uma medalha honrosa e um diploma, na transferência da capital Goiânia para a cidade de Goiás, em 25 de julho de 2007.
- Em 2008 recebeu o Título de Cidadão Vilaboense, pela Câmara Municipal de Goiás.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Comments are closed.