Cerrateou venceu as categorias de melhor filme da mostra Goiás, melhor trilha sonora musical e júri popular por aplausos, no 6º Festival de Curta Canedo, realizado do dia 06 a 09 de outubro de 2022. O curta foi exibido no 6º CineBaru, em Sagarana-MG.
A ideia do curta aconteceu pelas mãos do diretor e ator Henrique Hernandes e da Ludmila Nogueira, colegas do curso de Cinema e Audiovisual da IFG Câmpus Cidade de Goiás, eles pensavam em realizar uma sessão fotográfica das maquiagens do ator e maquiador Murilo Ribeiro, logo eles pensaram em fazer algo relacionado ao cinema.
‘’Foi aí que eu compartilhei a ideia com o João Dorneles e depois compartilhamos com o Murilo e com a Helena Ribeiro (atriz e responsável pela trilha sonora do filme). Abrimos o diálogo e pensamos como abordaríamos o tema a partir dessas maquiagens, pensamos em falar dos estágios do Cerrado, o verde com a chuva, a seca com o fogo e as cinzas.’’, relata o diretor Henrique Hernandes
Após o processo de gravação, Gabriel Tavares entra pra fazer a trilha sonora, após as composições dos poemas de Helena Ribeiro.
As locações para o curta aconteceram na cidade de Goiás, especificamente no Setor Baumann, Igreja de Santa Bárbara e Setor Tempo Novo, para a equipe foi um desafio gravar, já que muitos só produziram documentários antes.
O nome do filme ‘’ Cerrateou’’, surgiu a partir do singular de atear, ateou, significa jogar, a equipe juntou a palavra Cerrado com ateou. O curta vilaboense traz uma reflexão sobre o que vem acontecendo com o Cerrado nos dias atuais, nas diferentes formas de degradação.
Ficha técnica
Direção: Henrique Hernandes
Roteiro: Henrique Hernandes e João Dorneles
Direção de Câmera: João Dorneles
Still: João Dorneles e Ludimila Nogueira
Edição e Montagem: João Dorneles
Assistentes de Produção: Ludimila Nogueira, Helena Caetana, Henrique Hernandes e Murilo Ribeiro
Desenho de Som e Trilha Sonora: Gabriel Tavares e Helena Caetana
Vozes e Instrumentos: Dalily Stéfany (voz e pandeiro), Gabriel Tavares (guitarra, teclado e atabaque), Gabriel Mota (gaita), Helena Caetana (voz e violão), Malu Gontijo (voz), Mylena Mendonça Martins (voz e berimbau) e Roger Martins (voz).
Maquiagem: Murilo Ribeiro
Poemas: Helena Caetana
Designer Gráfico e Desenho dos Créditos: João Dorneles
Realização: Oju La Filmes
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Fotos por João Dorneles e Ludmila Nogueira
Comments are closed.