Press "Enter" to skip to content

Cheia do Rio Vermelho provoca alagamento na cidade de Goiás, mas nível baixa no início da tarde

Compartilhe

O Rio Vermelho subiu cerca de 4 metros durante a manhã desta terça-feira, 06 de janeiro de 2025, na cidade de Goiás, após chuvas intensas registradas desde a madrugada. A elevação rápida do nível do rio causou alagamentos em diferentes pontos do município, especialmente em áreas centrais, históricas e de lazer.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), foram registrados 29,6 milímetros de chuva, volume equivalente ao esperado para cerca de 10 dias, o que contribuiu para a cheia repentina do Rio Vermelho e o transbordamento de córregos.

Além da elevação do rio, o Córrego Manoel Gomes transbordou, alagando a Praça das Bandeiras e a rua em frente à Prefeitura de Goiás, encontrando-se com o Rio Vermelho e ampliando os pontos de alagamento na região central.

O Rio Vermelho também saiu da sua caixa na região do Clube da Carioca, onde alagou o campo de futebol e áreas ao redor do rio. A água ainda atingiu pontos tradicionais, entre o portão do Quintal de Cora Coralina e o Laboratório do Hospital São Pedro de Alcântara.

Diante da situação, por volta das 11h, moradores receberam uma mensagem de alerta severo da Defesa Civil, informando risco alto de alagamento e orientando a população a evitar áreas alagadas. Em caso de emergência, o telefone indicado é o 193.

No início da tarde, o nível do Rio Vermelho baixou e voltou ao volume normal, sem novos registros de transbordamento.Segundo o CIMEHGO, para esta quarta-feira (07/01), a previsão é de 15 milímetros de chuva, com tendência de diminuição das precipitações, o que traz um cenário mais tranquilo. Mesmo assim, a Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a manter atenção.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos- Higor César e Adriana Coimbra

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.