O Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo é formado inicialmente por oito municípios, e é responsável pelo projeto de reativação de trilhos, locomotivas e vagões com finalidade turística.
As antigas estações reformadas formariam um importante investimento econômico, histórico e social para cidades como Senador Canedo, Silvânia, Pires do Rio, dentre outros.
A Rede de Trens Turísticos ligaria Senador Canedo a Catalão. O trabalho envolve Prefeituras e Câmaras Municipais, porém tem apoio do Ministério do Turismo e também da concessionária que administra a extinta Rede Ferroviária Federal S.A, esta que já fez a doação de uma locomotiva. A iniciativa está em estudo de viabilidade técnica e econômica, para definir roteiro e atrativos turísticos.
Quando ativa, a linha formada será o 29º roteiro destinado com esta finalidade, com passeios e viagens regulares. A reativação turística beneficiará as cidades com geração de emprego e renda, além de reformas de imóveis e roteiros que, até muito dos moradores desconhecem.
NOTA Carmelita Gomes
A estação de Senador Canedo foi inaugurada em 1950. Há hoje duas estações, a velha (original de 1950) e a nova. A estação velha possui trilhos está em mau estado de conservação e serve de moradia.
Hoje a estação vem sendo administrada por uma ONG (FORSEC, forum comunitário de Senador Canedo)
que, apesar da descaracterização da plataforma de embarque, a ONG mantém no prédio, agora denominado Estação Cultura, uma biblioteca e um salão de dança. A ONG tem pleiteado junto as autoridades do Estado a reativação da linha com um trem turistico e cultural, e que fosse ate o sul do Estado.
Mais informações: www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/senador.htm
Be First to Comment