Press "Enter" to skip to content

Primeira Dama Laudeni Lemes Secretária de Planejamento Urbano e Governamental

Compartilhe

Nossa equipe a entrevistou, onde pudemos conferir como Laudeni Lemes vai  muito além da questão social.  Como secretária municipal nos informou sobre os projetos em andamento, tais como: a Casa do Idoso e o aumento de infraestrutura nos bairros que auxilia o crescimento e progresso do município. Confira a matéria:

Imprensa CriativaQuais os desafios à frente da Secretaria de Planejamento Urbano e Governamental?  

Laudeni Lemes: Afirmo que os desafios são muito, no entanto, é uma satisfação e uma responsabilidade para com o nosso município que assume.

A Administração Governamental é uma pasta que depende do Planejamento para que o Governo ande; praticamente tudo passa pelo Planejamento Governamental, processos, documentos, contratos e etc. Estou trazendo outros departamentos para o Planejamento para dar mais agilidade ao nosso trabalho, exemplo: Departamento de Projetos Arquitetônicos, Engenharia, Departamento de Processos, isto é, os Processos que eram abertos em outras secretarias, serão agora, abertos à partir desta secretaria, para darmos agilidade aos trabalhos da gestão como um todo, principalmente a Licitação.

Imprensa Criativa: Em sua viagem a Paulínia (SP), quais foram os modelos de Projetos que a inspiraram para implementá-los aqui em nosso município?

Laudeni Lemes: Estivemos em Paulínia e vimos muitas coisas, e o Plano Diretor foi uma delas.  A questão dos impostos, por exemplo, lá tem a mesma estrutura de petróleo que a nossa cidade, no entanto, o sistema de arrecadação da cidade é diferente, sendo que nós estamos em desvantagem; deixando de arrecadar, e com isso o município perde. Estamos adequando para melhor servir o nosso sistema de fiscalização, antes de liberarmos o Alvará de Funcionamento, por exemplo, fazemos uma visita e anotamos as adequações que devem ser feitas, verificando a questão de dano ambiental e etc.

Nosso município tem que ter uma arrecadação a altura como é feito em Paulínia, estamos avançando para chegarmos a 100% da arrecadação em Senador Canedo.

Imprensa Criativa: O Plano Diretor é a ferramenta central de planejamento de cidades no Brasil. Em Senador Canedo, como ele está sendo encaminhado?

Laudeni Lemes: Almejamos preparar Senador Canedo para se tornar uma grande cidade, e uma grande cidade precisa ser planejada. E faremos estudo para elaboração do Plano Diretor, este trabalho já está bem avançado e  em processo de licitação. Já enviamos a Câmara a solicitação de tempo para que pudéssemos concretizá-lo. Uma coisa posso dizer, será o melhor Plano de Diretor dos últimos tempos.

Imprensa Criativa: Senador Canedo tem vivido um boom dos condomínios fechados. Como a cidade está preparada para recebê-los?

Laudeni Lemes: Os condomínios fechados são um avanço para o município; trazem um diferencial em desenvolvimento e realmente os construtores têm optado em maior número, pelos condomínios fechados, não só os luxuosos para a classe A e B, mas também, os mais populares. São projetos bem organizados que trazem benefício para Senador Canedo que, já é referência, surgindo aqui, condomínios melhores que o de Goiânia. De fato, o condomínio fechado ajuda muito o município pois já são implantados com toda a infraestrutura.

Imprensa Criativa: De que forma a sua equipe está trabalhando para levar esses benefícios às regiões que ainda não possuem infraestrutura?

Laudeni Lemes: Infelizmente alguns gestores liberaram loteamentos sem infraestrutura, trazendo prejuízo social para a cidade. Estamos trabalhando para a regularização fundiária, e levamos infraestrutura para alguns bairros antigos, que na época não havia essa exigência na lei municipal. E tudo isso, é feito em parceria com as demais Secretárias tais como: SEINFRA, Educação, Saúde, enfim, o Prefeito Divino Lemes tem dado prioridade a essas reivindicações da população.

Encaminhamos a Câmara Municipal no final do ano passado, uma lei que permite que as áreas públicas institucionais oriundas dos loteamentos atendam aos interesses sociais, entendemos que áreas públicas que ficavam a 10, 15 anos paradas podem servir para a construção de uma Escola, de um CMEI, de um Posto de Saúde, etc. Nossa demanda é muito grande, logo, esta lei nos permite fazer permutas com os empresários em prol do interesse social.

Imprensa Criativa: Quais as permutas que já foram feitas?

Laudeni Lemes: Vamos regularizar o loteamos João Cardoso e vários outros, através de permutas podemos fazer um asfalto, uma escola, uma creche e etc.

Outra permuta a qual estou entusiasmadíssima, é a construção da Casa de Apoio e Recuperação dos Dependentes Químicos, estou me dedicando pessoalmente a esta causa, temos recursos para construir o prédio, nos mesmos moldes que o Estado construiu os CREDEQ’s.

Imprensa Criativa: Há projeto para construção da Casa do Idoso?

Laudeni Lemes: Sim, faremos outra permuta para a construção da Casa do Idoso, Idoso sem vínculo familiar, porque o idoso com vínculo familiar o município não pode retirá-lo do seio familiar. Esse acolhimento é fundamental e encontrei uma situação vergonhosa quando assumi o município, este idoso, sem vínculo familiar estava sendo levado para Silvânia, Bela Vista, e outros para Três Ranchos, dentre outras cidades distantes. Já abracei esta causa, que para mim é questão de honra, da mesma forma que os dependentes químicos, que tem o direito de serem tratados aqui. O município não pode se omitir como vinha sendo feito. Eu e o prefeito Divino Lemes, faremos as parcerias necessárias, com igrejas, ONGs, Grupos Terapêuticos e etc., para resolvermos esta situação definitivamente. Com a ajuda de Deus e do nosso carinho pessoal, estas pessoas terão o tratamento digno.

Laudeni Miguel Dionizio Lemes é Secretária Municipal de Planejamento Urbano e Governamental

Primeira Dama do município de Senador Canedo por quatro mandatos. Formada em Gestão pública pela UEG e  Graduada em Direito pela Fasam. Ex Deputada Estadual. 

Contato:

E-MAIL: planejamento@senadorcanedo.go.gov.br

TELEFONE: (62) 3532-2016 / 3532-2020

Reportagem: Elisabete Teles

Revisão: Talita Atahalpa

Edição Geral: Carmelita Gomes

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mission News Theme by Compete Themes.