O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.
Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.
Entre os professores mais famosos que já tivemos neste país está Paulo Freire (1921-1997). Ele foi um dos maiores pedagogos do mundo, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira. Para ele, a educação passa pela leitura do mundo, tendo como objetivo conscientizar os alunos para que eles possam transformá-lo.
Paulo Freire recebeu vários prêmios, dentre os quais:
- Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980)
- Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986)
- Prêmio Andres Bello da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992).
Reconhecido internacionalmente, o educador célebre também recebeu cerca de 40 títulos de Doutor Honoris Causa.
Assim como Paulo Freire existem e existiram milhares de professores brasileiros que dedicam suas vidas à transmitir seus conhecimentos às mais diversas idades. Apesar de sofrerem uma forte onda de críticas advindas de alas ideológicas de direita, os professores seguem firmes em seus papeis educadores e formadores de pessoas críticas, preparando-as para as mais diversas adversidades da vida.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” – Paulo Freire
Feliz dia dos Professores!
Comments are closed.