A primeira edição da Feira aconteceu na quinta-feira (04/11) na Praça da Elivel, iniciando as 16:00 horas e término as 22:00 horas. São comercializados no local hortifruti granjeiros, raízes, pimenta, cachaça de sabor, frutas do cerrado, caldo de frango, pamonha, bolos típicos (Mané pelado e bolo de arroz), biscoito frito, já a galinha e feijoada foram vendidas após a segunda edição.
Além dos alimentícios encontra-se também produtos artesanais como cerâmica, bordados, crochês, tricôs, vassouras de palha, cestas, bonecas e livros produzidos pela comunidade.
A cada semana acontece oficinas e manifestação artística referente a cultura afro vilaboense, na estreia a Escola de Samba Associação Atlética União Goiana se apresentou e a oficina foi de trança raiz.
Segundo a Presidente da Associação Quilombola do Alto Santana, Fernanda Faria dos Santos a ideia surgiu após a criação da Associação.
‘’ A ideia da Feira aconteceu na primeira reunião da Associação Quilombola do Alto Santana, a comunidade queria um local para comercializar seus produtos, não tinha um local, um espaço. Em 2017 a Associação recebeu a certificação da Fundação Palmares, eu corri atrás de um fundo e projetos, fomos comtemplados com o fundo de arte e cultura de 2018 na parte de artesanato, recebemos a verba no ano de 2019, a pandemia estragou os planos para a realização da Feira, mas agora conseguimos realiza-la.’’
Fernanda conta que:
‘’ A Praça da Elivel foi escolhida pelo fato de ser a subida, nós somos do morro, a nossa rua é a última da Cidade, então descemos até o centro histórico pra trazermos a nossa produção.’’
O projeto foi escrito pela presidente da Associação Fernanda juntamente com seu esposo Ramiro Machado de Araújo Junior, eles ouviram todos moradores que comercializam algum produto, a Professora Doutora Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues da Universidade Federal de Goiás auxiliou na inscrição do projeto ao fundo de arte e cultura.
Esse projeto foi aprovado por 5 edições através do fundo de cultura e arte, as quintas-feiras nas datas de 04 de novembro a 02 de dezembro, A partir da 6ª edição a Associação realiza a Feira de forma independente do fundo de cultura, somente com os parceiros que ajudam na realização da mesma, que são Nayara Caetano da Casa da Agricultura Familiar e seu esposo Professor Renato Naves Prado do Instituto Federal de Goiás, a Fotógrafa Jessica, a vereadora Elenízia da Mata, a Professora Ádria Borges do Instituto Federal de Goiás, a Secretaria Municipal de Cultura por meio da Prefeitura de Goiás e a Professora Doutora Manoela dos Anjos.
Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás
Comments are closed.