O distrito pertencente ao Município de Goiás foi o primeiro local do Estado que o bandeirante/ Capitão-Mor paulista Bartolomeu Bueno da Silva ocupou, povoou e extraiu ouro a partir de 1726. O primeiro nome foi Arraial da Barra, em razão dos encontros dos Rios Vermelho e o Bugre.
Conversamos com a Professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiás Luciana Helena Alves da Silva que está fazendo o seu doutorado sobre a casa sertaneja goiana, revelando a história e a importância da Buenolândia e ela conta que não há uma data de fundação do Arraial da Barra, mas que há um data que seria em 04 de junho (em referência a data de sua elevação de Arraial à Freguesia em 1850), e desconhece a fonte sobre a data de 06 de julho como muitos sites e pessoas noticiam.
A professora relata que a casa de Bartolomeu no Arraial da Barra (1727) era parecida com sua casa em Santana do Paranayba, até então na Capitania de São Paulo. “Era evidente que o bandeirante foi para ocupar as terras dos Goyazes, demarcando com uma casa permanente. Ele tinha a missão de estabelecer um marco geopolítico nas terras espanholas, subsidiando o governo português à negociação do Tratado de Tordesilhas, para mais tarde, D João V propor a permuta destas terras por Sacramento e Sete Povos das Missões no Uruguai e Rio Grande do Sul, respectivamente ao rei D Fernando na Espanha. Hoje, em Buenolândia, a casa não existe mais”. Acrescentou que o “Arraial da Barra perdeu população após a diminuição do ouro de aluvião no local e o aumento atrativo no Arraial de Sant’ana, que hoje é a Cidade de Goiás, com a criação da Capitania de Goiás”
Em 31 de outubro de 1938 a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Barra passa a se chamar distrito de Buenolândia, homenageando o primeiro sobrenome do Bandeirante Bartolomeu, “sem consultar a população do distrito em sua sede ou vila distrital”, conclui a professora. Segundo sua pesquisa, após a Freguesia, em 1938, pelo decreto-lei estadual nº 1233, de 31-10-1938, torna-se distrito da cidade de Goiás, passou a denominar-se Buenolândia, até os dias de hoje.
Higor César Ferreira- Repórter do Jornal Imprensa Criativa na Cidade de Goiás
Foto: Fernando Arkanjo
Be First to Comment