As unidades contam com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio administrativo
Na cidade de Senador Canedo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desempenham um papel vital na saúde da população, funcionando como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com um total de 23 unidades distribuídas pelo município, são realizadas aproximadamente 20 mil consultas todos os meses, proporcionando cuidados essenciais e acessíveis à população.
A missão primordial de cada UBS é promover o bem-estar e prevenir doenças, garantindo que cada cidadão receba atendimento médico inicial, orientações e tratamentos básicos. Essas unidades, integrantes da Atenção Primária à Saúde (APS), representam centros de cuidados essenciais onde a comunidade pode contar com serviços fundamentais para manter sua saúde em dia ao longo da vida.
Um exemplo é o caso da moradora e paciente Ana Mary Macedo, que descobriu que tinha pressão alta (hipertensão): “Estava sentindo constantes dores de cabeça até que vim à UBS Flor do Ipê, onde minha pressão estava alta. Foi feito o monitoramento da pressão por uma semana, eu vinha até a unidade para aferir, foi aí que descobri a hipertensão”, disse Ana. “O médico me passou remédios para controlar, o atendimento médico aqui é excelente, assim como o das enfermeiras. Eles também vão até a minha casa para fazer o atendimento à minha mãe, que não consegue ir até a UBS. Lá eles verificam tudo e passam os exames que precisam ser feitos. O atendimento é nota 10.”
“As unidades contam com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio administrativo”, afirma a superintendente da atenção básica, Mariley Gomes.
Serviços disponíveis
Entre os principais serviços oferecidos pelas unidades estão o atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, problemas com a amamentação, palpitação, mal-estar, pequenos ferimentos; o acolhimento com classificação de risco; consultas médicas, de enfermagem e de saúde bucal; distribuição e administração de medicamentos; aplicação de vacinas; curativos; visitas domiciliares para pacientes que estão acamados, debilitados.
A cidade conta com uma extensa rede de UBSs, distribuídas estrategicamente em diversas regiões. Essa organização, além de garantir o fácil acesso dos usuários à rede, permite aos profissionais traçar o perfil de saúde da população e adequar os serviços de acordo com as necessidades observadas. As unidades são equipadas com instalações básicas, como consultórios, farmácias e salas de vacinação.
A maioria das unidades funciona das 8h às 17h e, em algumas unidades, o horário é estendido até às 19h, como em Bom Sucesso, Residencial Prado, Uirapuru, Vila São João e Boa Vista. Para utilizar qualquer unidade, é necessário apresentar o cartão SUS, documento com foto, comprovante de endereço e residir na região correspondente.
Texto: Lara Eduarda
Foto: Xande Manso e Lara Eduarda
Secretaria de Comunicação e Eventos
Comments are closed.