O Festival Curta Canedo inova trazendo cursos com diretores renomados e de graça pra população.
A Diretora Débora Torres tem um vasta e gloriosa carreira no cinema e nesta edição é convidada Ilustre do CURTA CANEDO Festival 2022, trazendo este excelente Curso de PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS com 4h/a que será oferecido gratuitamente à comunidade e interessados em geral.
PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
A oficina de documentário tem como proposta oferecer subsídios para a produção deste gênero, como instrumento de conscientização e denúncia. Inclui a história, conceito, linguagens e estilos e as interfaces do documentário com o cinema e o jornalismo, bem como ensina as possibilidades de produção. A oficina se constituirá de uma parte teórica e da exibição e análise de trechos de documentários e instruções sobre a prática de produção deste gênero.
Por ser também considerado um filme de realidade, pode ser dividido em vários tipos e filmado de vários modos, abordando vários assuntos atuais e polêmicos, que normalmente não são tratados pela mídia, ou quando o fazem, de forma superficial. A abordagem de temas polêmicos, a reconstrução da memória, a valorização de características de um grupo social, sem a pretensão de rotular, julgar ou apresentar uma única expressão da verdade, fazem com que este tipo de produção exerça um papel importante na formação do senso crítico e de valores que podem contribuir na construção da cidadania.
Vanessa Govea
Em Artes DÉBORA TORRES
Atriz, Produtora Executiva Cinematográfica, Diretora, Roteirista, Palestrante e Gestora Ambiental.
INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO CURTA CANEDO 2022 https://curtacanedo.com.br/2022/ e pelo watsapp 62 992067255 e 63 99955 5564 com Carmelita Gomes
CONHEÇA MAIS SOBRE A CARREIRA DA DIRETORA DÉBORA TORRES
Site: https://www.deboratorres.com.br
Clipping: https://www.deboratorres.com.br/clipping E-mail: deboratorrescontato@gmail.com
Tel/Cel- WhatsApp: (62) 99990-3939
Começou a carreira na década de 80 em Goiânia- GO, como atriz de espetáculos de Teatro, dos renomados Diretores Teatrais Goianos, Hugo Zorzetti (FACE- Fundação de Artes Cênicas) e Marcos Fayad (MARTIM CERERÊ), atuando em peças como CONCERTO PARA BERRANTE e CABARET GOIANO.
Foi produtora de comerciais da Styllus publicidade de Goiânia, além de participar de dezenas de filmes publicitários, campanhas políticas e do quadro humorístico Fuxico de Muié (Pompílio Diniz) no Programa Frutos da Terra, de Hamilton Carneiro e do filme Ballet de Chumbo (sobre o césio 137) com a direção de Hugo Zorzetti / Idéia Produções.
Atuou ainda como atriz na Televisão Brasileira, com participações nas novelas da extinta Tv Manchete OLHO POR OLHO (Delegada Maria Evangelista); CORTINA DE VIDRO (Diretora de teatro Zenaide) e ÉRAMOS SEIS (empregada Zoraida) do SBT.
Foi produtora de documentários na Agetec, hoje atual Globotec no DIPRO- Divisão de Produção da Rede Globo de Televisão e Captadora de Recursos da
Casa Noturna Paulista LIMELIGHT e de Eventos como Garota Interlagos (SP), e Feiras no Anhembi/SP.
Na década de 80 foi também Produtora Gráfica do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), produtora executiva do Teatro Procópio Ferreira; produtora gráfica do espetáculo Não Fuja da Raia, da atriz Cláudia Raia; Produtora e Diretora de Marketing do Humorista João Kleber em shows como Rir é o Melhor Remédio; Produtora Comercial do Programa FLASH do Apresentador Amaury Jr e Produtora Executiva do Programa de Turismo NO CORAÇÃO DO BRASIL, do Apresentador Carlos Datena, pela Kanal Video/Goiânia ( ambos da TV BANDEIRANTES.
Realizou importantes produções teatrais em São Paulo, trabalhando com grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Gianfrancesco Guarnieri, Fernando Peixoto e Ecila Pedroso em Ardente Paciência no Teatro Sérgio Cardoso e em turnê nacional; Roberto Vignati, em Essas Mulheres, no Espaço Cultural São Paulo; Roberto Lage, em Namoro, no Teatro Paiol; Marcos Cardelíquio em Paixão, no Teatro Paulista; Milton Neves em O brilhante mágico, no Teatro Hilton; Maurício Lencastre em O Pavilhão 09, no Tendal da Lapa; Mariana Muniz em Viagem Definitiva, no Teatro Sesc e produziu também os primeiros musicais da capital paulista como Look Book, Hip House de Paulo Goulart e Bárbara Bruno, no Teatro Paiol; Robin Wood O príncipe dos Ladrões, de José Roberto Caprarole, no Teatro Paramont; A Bela e a Fera de Márcio Manelli, no Teatro Procópio Ferreira e Francisco e Clara de Evê Sobral, no Centro Cultural da Paulista.
No campo cinematográfico começou a carreira em Goiás também na década de 80, estagiando no filme Santa Dica do Sertão, de Carlos Del Pino. Em SP, enquanto produzia vários espetáculos por ano, começou a desenvolver alguns projetos cinematográficos com o cineasta Denoy de Oliveira.
Na Cinearte-SP, de Aníbal Massaíne, fez produção comercial do filme AS FERAS de Wálter Hugo Khoury. Em Goiás foi Assistente de Produção Executiva de VEIAS & VINHOS do cineasta João Batista de Andrade e produziu o curta 35mm Imagem da Cidade dos Homens, de Lourival Belém Júnior, pela Ideia Produções de Ronaldo Araújo, além de outros curtas e longas metragens de documentários.
Idealizou e produziu inúmeros eventos na década de 90 em Goiânia, como BÊBÊ HIPODERME para o Laboratório Teuto Brasileiro; Gatinho & Gatinha Pakalolo; Gata e Gata Goiânia Shopping, A Grávida mais Charmosa de Goiânia e Criança.
Flamboyant, além de festas temáticas badaladas na capital.
Foi diretora do Cine Municipal Goiânia Ouro da Prefeitura de Goiânia, de 2005 a 2009.
Conselheira Municipal da Cultura de Goiânia de 2005 a 2010 e nos anos de 2017/ 2018/2019, integrando também o Conselho de Segurança da Capital de 2015 a 2019.
Idealizou e produziu os seguintes festivais de cinema brasileiro: FestCine Goiânia (Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia) de 2005 a 2010/ 2017/2019; Anápolis Festival de Cinema (2010/ 2011/ 2012/2013 e 2014 e Araxá Cine Festival, lançado em 2012.
Entre seus trabalhos de direção estão o curta metragem de ficção WATAÚ roteiro do escritor goiano Miguel Jorge, premiado pelo Concurso Brasil 1.500 Anos, do Governo Federal, em 1990 e rodado em 2.000; o longa metragem de documentário O SERVO DE DEUS PADRE PELÁGIO e ainda o filme Quadro Negro, patrocinado pela Prefeitura de Goiânia, para exibição contínua no Projeto Escola sem Drogas da Polícia Civil de Goiânia.
Foi Produtora Executiva e Co-produtora do filme VAZIO CORAÇÃO de Alberto Araújo em 2011 ( primeiro longa de ficção goiano pós era João Bênnio ) lançado comercialmente no Brasil pela Califórnia Filmes em 2013.
www.vaziocoracao.com.br
Foi Coordenadora de Educação Ambiental e Eventos Ambientais durante 05 anos na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Goiás- SECIMA (2015/ 2016/ 2017/ 2018/ 2019) ministrando inúmeras palestras e oficinas de Documentário Ambiental em diversos municípios goianos.
Ministrou inúmeras Oficinas de Teatro e Cinema em Festivais brasileiros á exemplo do Fica, O Amor, a Morte e as Paixões, Festival da Mulher na Bahia e em capitais brasileiras, como Goiânia e SP, incluindo a Secretaria de Estado da Cultura de SP, na Gestão Zeno Wilde.
Atuou também como Jurada e convidada de vários festivais de cinema sendo o último o Festival de Cinema Brasileiro de Brasília-DF. Agora é convidada Ilustre do CURTA CANEDO Festival 2022 trazendo este excelente curso de PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS que será oferecido gratuitamente à comunidade e interessados em geral.
O VI CURTA CANEDO acontece de 3 a 5 oficinas na Escola Municipal Senador Canedo e de 6 a 9 de outubro de 2022 na Praça Criativa Central de Senador Canedo Goiás REALIZAÇÃO: Carmelita Gomes @curtacanedofest Prefeitura Municipal de Senador Canedo Goiás – SEMEC – SECOM
“O Cinema Pela Igualdade Racial e a Valorização Da Mulher”
O Festival Curta Canedo 2022 é uma Realização da Criativa Comunicação e Marketing Ltda. – Carmelita Gomes e Prefeitura de Senador Canedo Prefeito Fernando Pellozo e Simone Assis. Através da SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Secretário Victor Pellozo e Diretoria de Cultura Eliane Alves. e da SECOM – Secretaria de Comunicação – Sec. Sidney Vilela.
Apoios:
Comments are closed.