Press "Enter" to skip to content

Torta de Amendoim da tia Quim da cidade de Goiás- Coluna Cantinho da Culinária Goiana por Rafael Lino Rosa

Compartilhe

Trago a receita tradicional de família da tia Quim, da cidade de Goiás, que era exímia confeiteira, mãe da prima Flávia Rodrigues:

“Iguaria presente em todas nossas mesas de festas.”., diz Carolina Silveira também neta de Dona Qim.

Torta de Amendoim

1/2 kg de amendoim torrado sem pele
1 pacote de bolacha maizena (grande)
Leite adoçado para molhar as bolachas
12 colheres de manteiga de leite
1 prato fundo de açúcar de confeiteiro, de preferencia da marca Glaçucar
2 latas de creme de leite (só faço com o Nestlé, faz diferença sim e é grande!)
4 ovos

Modo de fazer

Bater o açúcar com a manteiga e as gemas peneiradas até ficar bem branquinho. Misture sem bater o creme de leite e o amendoim torrado, já triturado no liquidificador (deixe um pouquinho para decorar).

Montagem

Em um refratário untado com manteiga, coloque uma camada de creme de amendoim, depois as bolachas molhadas no leite, alternando as camadas até acabar o creme. A última camada deve ser de creme.

Bata as claras em neve com açúcar de confeiteiro até ficar firme, ponto de merengue. Polvilhe o restante do amendoim por cima e leve ao congelador.

Depois, coma chorando de joelhos, naquele eterno dilema do prazer intenso x calorias acumuladas, que todo mundo que já comeu essa torta conhece bem.

Texto de Prof. Dr Rafael Lino Rosa 

Imagem da internet

Rafael Lino Rosa é colunista do Jornal Imprensa Criativa, responsável pela coluna “Cantinho da Culinária Goiana”. Toda mês ele fala sobre a gastronomia do Estado de Goiás, mostrando o melhor da culinária.

Professor Dr. Rafael Lino Rosa é goianiense, é Filósofo com licenciatura plena pela UCG. É mestre e Doutor em Ciências da religião pela PUC-GO. Além de Teólogo , pesquisador, e escritor com quatro livros publicados sobre a religiosidade do povo Goiano e do Vilaboense. Possui uma página no Facebook desde 2013, destinada a troca de conhecimento sobre a cultura goiana. “O Cantinho Goiano” Gastronomia, Artes e Cultura. Com mais de 20 mil membros. Rafael Lino Rosa é Comendador do Estado de Goiás pela Ordem do Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados continuamente sobre a cultura do estado. Foi colaborador da Obra Cozinha Goiana de Bariani Ortencio tendo receitas de suas pesquisas publicadas nas últimas edições do livro. Atualmente é professor da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás, cronista e colaborador em diversos jornais e periódicos no Brasil. Reside na cidade de Goiás.

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.