Press "Enter" to skip to content

Torre do Santuário do Rosário é uma novidade turística da Cidade de Goiás

Compartilhe

O Mirante Dominicano tem três andares para visitação, em uma experiência única e diferente

O projeto da visitação da torre da Igreja do Rosário era uma demanda antiga dos turistas que queriam conhecer a torre/mirante. Em comemoração aos 140 anos da chegada dos frades Dominicanos, em 2023 foi pensando sobre a questão da visitação da torre.

Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, Frei Henrique-Cristiano Bhering Lacerda.

‘’Nós buscamos organizar estas visitas, de forma em que os turistas e a população local tivessem uma experiência diferente em conhecer a igreja e ver nossa cidade de outra perspectiva, a partir do mirante.’’

Quando a ideia saiu do papel, o Frei Cristiano e a equipe do Santuário fizeram um processo de adaptação do espaço com pinturas, esconderam a fiação, arrumaram as escadas e a iluminação.

A inauguração aconteceu em um sábado, no dia 22 de junho de 2024, antes da saída da Serenata ‘’Um Luar, Um Violão e Uma Serenata’’, com uma visita noturna no Mirante Dominicano, às 20h30min.

A visita se divide em três andares, ou seja, em três partes:

A primeira subida pode se observar a Igreja internamente do alto, incluindo as pinturas em afrescos do Frei Confalloni. Neste andar tem imagens interna se externas expostas em quadros, mostrando a evolução da igreja, desde a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, até a construção da nova Igreja.

O segundo piso está em fase de organização, onde em breve deve ser colocado um monitor de tv, contando a história desta igreja através de vídeos e fotos, relacionando com a Cidade de Goiás. Neste local há uma placa que contém um texto sobre o que deve passar no monitor.

A terceira e última parte da visita a torre é chamada de sineira, onde estão os sinos, três deles são tocados nas missas e nas questões litúrgicas da igreja. Os outros três sinos estão relacionados ao relógio, eles tocam de 15 em 15 minutos e nas horas exatas.

No topo também pode ser visto a estrutura interna do telhado da igreja, foi construído pelos alemães que residiam no Distrito de Colônia de Uvá.

As três possibilidades de ver a Cidade de Goiás também está na terceira parte da torre:

‘’Temos a visão frontal, onde vemos boa parte do Centro Histórico de Goiás, vemos também a Igreja do Rosário, desde o largo do Rosário. A esquerda temos a visão do Morro Dom Francisco, vemos também o prédio do Convento, a outra parte temos a Rua da Abadia, a Sede de Santa Luzia e a Rua do Alto Santana.’’, conta Frei Cristiano.

Para a visitação é cobrada uma taxa de R$ 10,00 reais por pessoa, o pagamento é no dinheiro ou PIX, crianças de até 6 anos não pagam. Os alunos das escolas públicas que visitarem a torre não vão pagar.

Segundo Frei Cristiano:

‘’A taxa para visitação deve ser revertida na reforma do jardim do Convento do Santuário do Rosário, para que possamos abrir o jardim, para os turistas e moradores de Goiás visitarem e passarem a tarde.’’

Veja os dias e horários de funcionamento:

Sextas-feiras e sábados: das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min

Domingos e feriados: 9h às 13h

Os turistas podem agendar as visitações ao Mirante Dominicano em dias e horários flexíveis, em especiais para escolas e excursões.

Em dias de Serenata de lua cheia, uma vez por mês, no sábado à noite, acontece as visitas noturnas das 20h30min às 23h30min, antecedendo a serenata.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.