Press "Enter" to skip to content

Saiba como surgiu o Bairro João Francisco

Compartilhe
Mapa da Cidade de Goiás de 1867- arquivo do IPHAN Goiás GO

Um dos mais importantes bairros da Cidade de Goiás tem sua história desenvolvida em partes. Hoje é um importante centro comercial da cidade

A origem do nome

Segundo as pesquisas de jornais, acervos e artigos, o nome do bairro tem origem através do jurista, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça, chefe de polícia e promotor João Francisco de Oliveira Godoi, que atuou nesses cargos no começo do século XX.

João Francisco nasceu em 19 de setembro de 1867, em Pindamonhangaba, mas veio para o Estado de Goiás, residindo na Cidade de Formosa, depois residindo na antiga capital do Estado de Goiás até o seu falecimento, em 03 de agosto de 1948

O filho dele, Abaetênio Caiado de Goiás, foi um influente político e advogado, exercendo os cargos de Prefeito de Goiás, presidente da OAB, deputado e jornalista. O vilaboense deve ter homenageado o pai com o nome do bairro em uma das suas gestões, ou influenciou autoridades políticas da época.

Foto atual da Praça do João Francisco

A Ocupação do Bairro João Francisco

Antes dos anos de 1940, o local foi ocupado por chácaras e 5 residências, neste espaço também havia um campo, ainda sem nome, onde acontecia as Cavalhadas, provavelmente o local seria a rua da feira de domingo até a Praça Jornalista Goiás do Couto, conhecida como Praça do João Francisco.

As Cavalhadas e Festa do Divino, como consta em Jornais, livros e artigos, aconteciam neste campo sem nome, citado no parágrafo anterior, entre os anos de 1896 a 1927, essas manifestações mesmo sendo religiosas não tinham interferência da Igreja Católica, mas com o passar dos anos a igreja ficou mais burocrática, como também a administração do Município, desta forma as Cavalhadas do Município de Goiás acabaram.

Em 1828 foi construída a Casa de Pólvora, hoje no lugar desta Casa Militar está o Hospital Brasil Caiado. Não havia nenhuma casa, loteamento depois da Casa de Pólvora, a Cidade de Goiás terminava ali.

Em 1910 os jogos de futebol deixaram de ser no Largo/ Praça do Chafariz de Cauda, passando a ser realizados no campo sem nome, o local hoje seria na Praça do João Francisco.

Em 01 de maio de 1932, aconteceu a Festa da Primavera, idealizada pelo Centro Comunitário Beneficente de Goyaz, para comemorar o dia do trabalho.

Em 1965 foi inaugurado o Grupo Escolar Dom Abel, em homenagem ao Bispo Abel Ribeiro Camelo, que doou a prefeitura um terreno para construção de uma escola. Mas a frente havia duas pistas do antigo Aeroporto, criado em 1954, hoje está localizado o Setor Aeroporto.

De 1960 a 1970 aconteceu a migração do campo para cidade e os primeiros moradores do Bairro João Francisco vieram do meio rural, incluindo o Sr. Agnello e Família, Dona Malvina e Família, Dona Mariquinha e outras importantes famílias, que ajudaram no crescimento e desenvolvimento deste bairro.

Em 1976 o campo do João Francisco foi transformado na Praça Jornalista Goiás do Couto, em homenagem ao jornalista, escritor, vereador, professor e Juiz Goiás do Couto, irmão da artista plástica Goiandira do Couto.

Casa de Pólvora- Arquivo do IPHAN Goiás GO

Fontes: http://www.jornalolince.com.br/2014/dez/panopticum/6006-vale-paraibanos-no-dicionario-de-escritores-paulistas

https://portal-legado.al.go.leg.br/arquivos/Legislativo_Goias_vol_2.pdf

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/albatenio-caiado-de-godoi

http://www.jornalolince.com.br/2014/dez/panopticum/6006-vale-paraibanos-no-dicionario-de-escritores-paulistas

https://www.dm.com.br/opiniao/2015/07/e-divino-maravilhoso-o-imperio-do-divino-espirito-santo-o-imaginario-e-as-insistencias-da-memoria-na-cidade-de-goias

Tiago leite ramires a cidade além da vila – TEDE – PUC Goiás

https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/14647

https://www.facebook.com/people/Cidade-de-Goi%C3%A1s/100064876593339/

http://www.dm.com.br/opiniao/2018/01/tereza-alencastro-caiado-de-godoy-e-o-legado-poetico-da-mulher-vilaboense?_=amp

https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/historia/goias-do-couto-um-nome-de-referencia-na-cultura-vilaboense-423307/

Agradecimento ao jornalista Gercyley Batista e ao Lucas Gabriel Fonseca pelas informações

Higor César Ferreira-Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa Cidade de Goiás

Fotos/ mapa antigo- IPHAN Goiás-GO

Fotos atuais- Zilwimar Maria Dantas( Tizil)

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.