Cine Teatro São Joaquim recebe pacote de equipamentos digitais de ultima geração
By Higor César Ferreira on 20 de janeiro de 2025
Compartilhe
O tradicional Cine Teatro São Joaquim, ponto de cultura da cidade de Goiás, tanto para atividades musicais, teatrais e de cinema, está recebendo novos equipamentos tecnológicos que permite exibir filmes que estão nas grandes salas de cinema
O gerente de audiovisual e gerente das salas de cinema da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás-Secult, Gabriel Bastos, nos contou as novidades e explicou detalhadamente para que todos possam entender o que Cine Teatro São Joaquim vai receber.
Aconteceu uma atualização no Cine Teatro São Joaquim, agora de fato o Cine Teatro passa a ser de fato um espaço de cinema, com novos equipamentos mais modernos que acabaram de chegar.
Os novos equipamentos comprados pela Secult é um conjunto de equipamentos que formam um pacote, chamado DCP, Digital Cinema Package, traduzido para português é um pacote de cinema digital.
Neste pacote esta um projetor, o sistema de som surround 7.1, sendo que em todo o cine teatro tem caixas de som espalhadas, as caixas de palco e caixas de grave, o processador de áudio digital, sendo que o som tem uma qualidade maior, sendo uma grande imersão e a tela de cinema que é motorizada, com apenas um click a tela sob, dando lugar ao espaço para o palco do teatro.
Segundo Gabriel, com os novos equipamentos abriu uma possibilidade para exibição de filmes que estão em cartaz nas grandes salas de cinema. As grandes produtoras e distribuidoras de filmes trabalham com esse formato de vídeo DCP, para exibição do mesmo.
“Temos a capacidade de negociar os grandes filmes com as produtoras de cinema, para exibi-los no Cine Teatro São Joaquim.”, diz Gabriel.
Com toda essa tecnológica de ponta há uma restrição, quando acontecer a exibição de filmes, a parte superior da tela, onde há alguns assentos deve ser fechada, o gerente das salas de cinema da Secult explica que :
“O brilho da lente do projetor é a laser, sendo que a luz é muito forte, podendo machucar a visão de uma pessoa, por isso quando houver cinema a única restrição é que nenhuma pessoa suba na parte superior, somente os técnicos.”, explica Gabriel
Cinema para todos
Sendo um espaço totalmente democrático, o cineteatro pode ser usado tanto para a atividades culturais, quanto para o cinema, revezando essas modalidades.
Com esse pacote de novidades, fica mais econômico exibir os filmes no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental-FICA, os equipamentos que eram usados no festival eram alugados e ficavam muito caro, era um gasto com o dinheiro público.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa na cidade de Goiás
Comments are closed.