A empresária e ciclista Elissa Mattos participou do evento ciclístico Ciclofest Rural 2023, no município de Rancho Queimado-SC, realizado entre os dias 06 e 09 de abril.
Elissa chegou na cidade da Serra Catarinense no domingo (02/04), para acompanhar os preparativos e conhecer a estrutura do evento ciclo turístico, eco sustentável e cultural. Após a realização desse evento a goianiense, que mora na cidade de Goiás há 3 anos, ficou mais dois dias, retornando pra Goiás na terça-feira (11/04).
A idealizadora do evento, Marli Luisa, a Lica é coordenadora do projeto Triskel Bike Experiencias, ela mapeia e reconhece toda a região do entorno de Florianópolis para a realização desse evento, incluindo o grau de dificuldade das trilhas, o tipo de solo, o clima e reconhece também as famílias que são agricultores e artesãos, que geram rendas para a própria comunidade, para que os ciclistas e acompanhantes possam conhecer esses pequenos produtores locais.
‘’Nesse evento as pessoas não vão só pra pedalar, acontecem as paradas para rodas de conversas: sobre os obstáculos que os turistas enfrentaram naquela região, sobre as características dos serviços locais, se o turismo é acolhedor. A Prefeitura de Rancho Queimado também colava em alguns lugares um cartaz com um QR Code, que tem acesso a um formulário de pesquisa sobre os locais turísticos’’. Diz a ciclista goiana.
Assim como Lica, que divulga a cultura, turismo e agricultura familiar do local por onde passaram europeus, povos originários, Elissa quer realizar um projeto parecido, no município de Goiás, exaltando o turismo, a economia local e fomentando a cultura quilombola, indígena e sertaneja, através do ciclismo
Ela descreveu que todo o evento é roteirizado, nas paradas os cliclistas reconhecem os produtos alimentícios locais: plantações e fabricação, conhecem os pontos turísticos e pernoitam nos locais de acolhimento.
‘’Eu quero desenvolver um projeto semelhante ao Ciclofest Rural, em parceira com Jhonatan da Goyazes Turismo e buscando colaboradores que seriam importantes, para que o projeto saísse do papel, inclusive a Lica do Triskel Bike Experiências. O projeto envolverias ciclismo, agroecologia, apoio na produção da agricultura familiar e um modelo de consumo consciente, que seja comprometido com o meio ambiente e com a comunidade.’’, Explica Elissa Mattos.
Higor César Ferreira- Repórter e editor executivo do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Fotos do arquivo do Triskel Bike Experiências no Instagram
Comments are closed.