Cidade de Goiás recebeu uma apresentação especial da primeira-dama de Xinguara (PA), Fátima Assunção, que trouxe a dança típica paraense para o coração da antiga capital.
No começo da noite de sexta-feira(15/08) a Praça do Coreto, na cidade de Goiás, foi cenário de um encontro cultural emocionante. O tradicional carimbó, dança típica do Pará, ganhou espaço em meio às ruas históricas da antiga capital, em uma apresentação conduzida pela primeira-dama de Xinguara, Fátima Coutinho Assunção, que trouxe o casal de dançarinos Israel Morais e Luciene Santos.
O casal se apresentou dançando musicas de carimbó, em seguida ensinou quem quisesse apreender a dançar. Eles dançaram também outros ritmos do pará, como o Calypso, Tecnobrega, Cúmbia, Zouk, Merengue e o Brega.
Moradora há mais de 40 anos do município paraense, Fátima levou alegria e tradição ao público goiano.
“Foi uma oportunidade de mostrar o nosso carimbó raiz para o povo goiano. Essa dança representa alegria, coletividade e resistência cultural”, destacou.
Surpresa para moradores e turistas
A apresentação chamou a atenção de quem passava pela praça. Entre aplausos e sorrisos, turistas e moradores se emocionaram com a troca cultural.
Para Israel Morais foi encantador conhecer a cidade
“Uma experiência incrível, sabe, eu me apaixonei pela cidade, eu tava visitando ali o Museu da Cora, a casa dela. Cara, que cidade linda, eu tô encantado, de verdade, é uma cidade muito poética.”, destacou.
Israel é bailarino e coreógrafo profissional: ele dança brega, o tecno brega, o carimbó, danças indígenas também, também é professor de dança e tem formação clássica.
Já Luciene Santos reforçou o valor da diversidade cultural:
“Foi muito legal levar a minha cultura para outro estado, outra cidade, e conhecer a cultura daqui de Goiás.”
Atualmente Luciene não trabalha profissionalmente, esteve um tempo trabalhando com a dança, mas pretende seguir essa profissão.
Patrimônio imaterial
O carimbó foi reconhecido pelo IPHAN, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A dança mistura ritmos indígenas, africanos e europeus, e é considerada um dos maiores símbolos da cultura paraense.
Assim como Goiás preserva suas festas religiosas, congadas e tradições barrocas, a chegada do carimbó reforça a importância de valorizar e divulgar as manifestações populares brasileiras.
Celebração cultural
O evento terminou com a Praça do Coreto tomada por aplausos e energia positiva.
“Foi um momento único de integração entre duas culturas riquíssimas do nosso país”, concluiu Fátima Assunção.
Na camiseta da Dona Fatima, usada no evento está escrito: 50% goiano, 50% Paraense e 100% Tacacá com Pamonha.
Falando nisso: Pará ganha projeção internacional com a chegada da COP 30 e força da música, destacando o Carimbó
O Estado do Pará deve se tornar ainda mais visado no cenário mundial com a proximidade da COP 30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. O evento, de importância global, promete colocar o Pará no centro das atenções não apenas pelo debate ambiental, mas também pela cultura, música e tradição do povo paraense.
Antes da abertura oficial do evento, em 17 de setembro, haverá o evento “Amazônia Para Sempre.”, reunindo artistas paraenses como Joelma, Dona Onete, Zaynara e a dia do pop internacional Mariah Carrey, no Rio Guamá, em Belém. O palco será flutuante em formato da planta Vitória Régia.
Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás
Matheus Santos Moraes- Fotos







Comments are closed.