Press "Enter" to skip to content

A vilaboense Marly Mendanha está entre 11 artistas plásticos brasileiros que tem sua obra em exposição em Roma

Compartilhe

A XIV Mostra Internacional – Salão Jubileu de Roma 2025, deve reunir obras nas categorias pintura, fotografia e desenho, Marly representa a fotografia, com imagens dos povos originários, a sua obra tem o título “Um olhar no horizonte”

Nos dias 18 a 22 de julho, acontece a exposição na Basílica Santa Maria no Monte Santo, localizada na Piazza del Popolo, em Roma-Itália. O evento tem participação de 11 artistas brasileiros, dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Além da Marly, os goianos são representados por outros três artistas: Carlos Albuquerque, Helenilce Gusmão e Lionízia Pereira Martins.

O curador da Academia Italiana de Arte Moderna – AIAM, Edilson Elio Barbosa, foi convidado pela própria academia a incluir artistas brasileiros na XIV Mostra Internacional – Salão Jubileu de Roma 2025, ele prontamente atendeu o pedido e escolheu 11 artistas brasileiros.

Mini biografia dos artistas goianos que participam desta exposição 

Marly Mendanha: É natural de Itauçu/GO, mas reside na Cidade de Goiás, desde os oito anos de idade. É artista plástica e documentarista, Graduada pela Faculdade de Filosofia “Cora Coralina”. Foi aluna, Professora e Diretora da Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”, da Cidade de Goiás. Com amplo currículo artístico e várias premiações em diferentes categorias, onde se registram inúmeras participações em Mostras e Salões nacionais e internacionais. Representou Goiás em países como: Inglaterra ( onde fez sua primeira individual ), Portugal, Hungria, Áustria, Eslováquia, Chile, Espanha, Tunísia, Itália, República Dominicana, Emirados Árabes, Romênia, Bulgária, Noruega e Holanda. Nesta edição do Salão Jubileu de Roma, apresenta sua arte fotográfica intitulada: “Um olhar no horizonte”, em homenagem aos povos originários do Brasil.

Helenilce Gusmão: Artista Plástica também com inúmeras exposições, participações tanto em mostras nacionais como internacionais. Com estilo que ela define com a dualidade entre o real e o abstrato, onde as linhas dão movimentos criativos às suas composições artísticas, assim, ela pinta suas telas. Entre as premiações em sua carreira artística, ela destaca com entusiasmo, que em 2013 recebeu a Medalha de Prata pela ANAP- Academia Nacional de Artes Plásticas no Museu do Louvre, foi premiada também em Dubai no ano de 2014, em 2024 em Nova York. Helenilce leva para este Salão, o tema: “Papa Francisco”, em acrílico sobre tela. A artista, que é
Graduada em Ciências Biológicas, também está se dedicando à literatura. É natural de Uruana/GO, e reside em Goiânia.

Carlos Albuquerque: Artista autodidata em pintura e escultura em estilo modernista, enfatiza sua forma espontânea de criação. Carlos visitou vários países, morou em Moçambique, mas optou por fixar residência em Caldas Novas, onde dezenas de suas esculturas, tanto de pequeno e grande portes, estão espalhadas pela cidade e em praças públicas. Seu percurso artístico inclui também participações e premiações internacionais pela ANAP em Dubai, Londres, Roterdam e Qatar. O artista que já publicou livros, é também Engenheiro Agrônomo, Mestre em Educação. É natural de Curvelo/MG, e fez sua formação acadêmica em São Paulo. Neste Salão, participa com pintura, e o tema é: ” Coexistência Pacífica”.

Lionízia Goyá: Artista Plástica, Pesquisadora e Escritora, Graduada com Habilitação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Seu trabalho de cunho contemporâneo, segundo ela, é uma fusão entre arte, ciência e cultura. Leonízia realiza diversos projetos artísticos na área visual entre textos poéticos e pintura em telas. Recentemente, participou do VIII Congresso Internacional de História, Arte e Literatura no Cinema, realizado em Salamanca, na Espanha, levando assim, a riqueza do Cerrado e a arte goiana além mar. Para o evento em Roma, apresenta sua técnica mista intitulada: “Leo Botanicus V”. A artista é de Caçu/GO e reside em Quirinópolis/GO.

Higor César Ferreira- Repórter e editor do Jornal Imprensa Criativa cidade de Goiás

Fotos cedidas gentilmente pela Marly Mendanha

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.