Press "Enter" to skip to content

Pela primeira vez em Goiânia acontecerá a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual. O encontro será na Vila Cultural Cora Coralina

Compartilhe

CINEMA: 1ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual será realizada em Goiânia, nos dias 11 e 12 de setembro, com entrada franca, na Vila Cultural Cora Coralina
Rafael de Luna Freire, da Universidade Federal Fluminense, fundador do LUPA, Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual, que é o primeiro laboratório desse gênero no Brasil, é um dos convidados.

 

Pela primeira vez em Goiânia acontecerá a Conferência Goiás de Preservação Audiovisual. O encontro será na Vila Cultural Cora Coralina – Auditório João Bennio, e reunirá importantes convidados, debates, mesas-redondas e sessão de filmes digitalizados, além da presença de personalidades nacionais que tratam especificamente sobre o tema da perda de obras audiovisuais que vêm sendo negligenciadas, e que pertencem a um período específico de produção, que são os anos 2000.

Este projeto, contemplado pelo Edital Municipal 001/2023 da Lei Paulo Gustavo Audiovisual – Goiânia, tem como objetivo principal debater a importância da preservação de filmes e obras em vídeo que fazem parte do patrimônio cultural do estado de Goiás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/conferencia-de-preservacao-audiovisual-de-goias-468292.
_______

Presenças ilustres confirmadas

Além destas obras e seus diretores, também foram convidados profissionais, estudiosos e técnicos em preservação audiovisual de vários estados brasileiros, que falarão sobre preservação do patrimônio audiovisual nacional, incluindo os diversos suportes de preservação e a necessidade e possibilidade de formação de profissionais habilitados para este trabalho.

Um desses expoentes é o professor Rafael de Luna Freire, que é professor associado no Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). De Luna é fundador e o coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF), sendo ele o responsável pela restauração do longa-metragem “Antes, o verão”, de Gerson Tavares (1968), e pela reconstituição de “Acabaram-se os otários”, Luiz de Barros (1929), junto com Reinaldo Cardenuto. Autor de inúmeras publicações sobre história do cinema brasileiro, seu mais recente livro é “O negócio do filme: a distribuição cinematográfica no Brasil, 1907-1915”.

 

Outro nome de grande relevância no cenário nacional é Pablo Gonçalo, que é professor da Faculdade de Comunicação da UnB e autor de livros sobre a história dos roteiros no cinema. Em 2019 foi Fulbright Visiting Scholar da University of Chicago, e possui publicações na Folha de São Paulo, Revista 451, Cult, Journal of Screenwriting, La Furia Umana e Senses of Cinema.

Entre as mulheres de destaque nessa área, estará no evento a doutora em cinema, Joice Scavone, que atualmente leciona na Universidade de Fortaleza. Foi consultora do Brazilian Film and Video Preservation Project por seis anos e lecionou preservação audiovisual nas Faculdades Integradas Hélio Alonso desde 2016, além de ter atuado na área da preservação na Cinemateca do MAM e no Centro Técnico Audiovisual. Seu mestrado, por exemplo, é sobre a restauração de som do filme Mulher, da Cinédia.

_____

Serviço: Conferência Goiás de Preservação Audiovisual

Data: 11 e 12 de setembro de 2024 – 4ª e 5ª feira

Horários:
11/09 – das 18h30 às 22h
12/09 – das 8h30 às 19h

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Auditório João Bennio (Rua 23 c/ Rua 03, Quadra 67, Setor Central)

Inscrições: Máximo de 50 participantes, por ordem de inscrição. Formulário disponível em https://www.even3.com.br/conferencia-de-preservacao-audiovisual-de-goias-468292/

Mais informações: www.instagram.com/preservacao_audiovisual

Assessoria de imprensa:
Ana Paula Mota | 62 9 9941 5464
Nádia Junqueira Ribeiro | 61 9 8281 0759

Comments are closed.

Mission News Theme by Compete Themes.